Sugestão para role-play económico

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Re: Sugestão para role-play económico

Mensagem  URS em Ter Fev 02, 2010 11:37 am

Kalmar escreveu:Parece-me bem e por mim pode começar quando quiserem.

Só uma coisa, para isto ser mais que uma brincadeira de alguns dias até todos nós nos cansarmos, o último ponto relativo ao efeitos práticos no RP, assim como a resposta do URS ao Peter ( http://nsportugal.forumeiros.com/administracao-f1/sugestao-para-role-play-economico-t1194.htm#43969 ) têm de ser implementados.

Eu logo abro um tópico na economia, só para ir organizando as empresas e tal, mas só começa a andar quando este tópico estiver bem debatido, e este é daqueles assuntos que talvez mereça votação, porque vai alterar a forma de jogar de todos.

Kalmar, se isto tiver potencial para afectar orçamentos militares, é garantido que o pessoal vai ter atenção.
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Re: Sugestão para role-play económico

Mensagem  URS em Ter Fev 02, 2010 11:40 am

Império Britanico escreveu:Acho que o projecto em linha geral é bastante bom, com o tempo descobrimos as falhas, por mim acho que era de se abrir uma página na economia e cada um de nós começa a postar as suas empresas. Contudo só há uma coisa, o espaço de tempo em que recebemos pontos é talvez um pouco grande, por exemplo, eu só vou ter 60 pontos anuais, secalhar era melhor falarmos de um periodo um pouco mais pequeno.

E vamos ter inflação de pontos Laughing mas isso vai ser giro de jogar.

5 empresas de 15 países com 100 pontos cada dá 7500 pontos a circular. Em cada mês aparecem mais uma carrada deles. Queres mais pontos, faz chantagem com os CEO´s da FUS.

É porque se damos muitos pontos aquela coisa do "uma empresa chegar aos 1000 para o jogador poder fundar uma nova" passa a ser uma banalidade e não um evento com impacto.
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Re: Sugestão para role-play económico

Mensagem  Athaulphia em Ter Fev 02, 2010 11:44 am

URS escreveu:
Scream_off escreveu:Eu não sei se percebi bem. Vamos todos começar com 100 e crescer a niveis diferentes de acordo com a pop? Se sim, eu acho que o modelo está mal pensado. Acho que devemos começar de acordo com a pop-economia e crescer de acordo com o rp.

E como é que defines, concretamente, em pontos, o crescimento de acordo com o rp?
Uma solução pode ser dar pontos de bonificação pelo orçamento de comércio per capita: mais um ponto por cada X dólares per cápita em "comerce". Isso reflicte o grao de incentivos públicos aos empresários e investidores.
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Re: Sugestão para role-play económico

Mensagem  Britannia em Ter Fev 02, 2010 11:45 am

URS escreveu:
Império Britanico escreveu:Acho que o projecto em linha geral é bastante bom, com o tempo descobrimos as falhas, por mim acho que era de se abrir uma página na economia e cada um de nós começa a postar as suas empresas. Contudo só há uma coisa, o espaço de tempo em que recebemos pontos é talvez um pouco grande, por exemplo, eu só vou ter 60 pontos anuais, secalhar era melhor falarmos de um periodo um pouco mais pequeno.

E vamos ter inflação de pontos Laughing mas isso vai ser giro de jogar.

5 empresas de 15 países com 100 pontos cada dá 7500 pontos a circular. Em cada mês aparecem mais uma carrada deles. Queres mais pontos, faz chantagem com os CEO´s da FUS.

É porque se damos muitos pontos aquela coisa do "uma empresa chegar aos 1000 para o jogador poder fundar uma nova" passa a ser uma banalidade e não um evento com impacto.
Fair, concordo com tudo, excepto uma coisa (sim, estou a ser complicado, não me chamem Zé por favor) acho que as nações pacificas mas com pouca população (menos de um bilião) deviam pelo menos receber um ponto, só para estarem em jogo.
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Re: Sugestão para role-play económico

Mensagem  Scream_off em Ter Fev 02, 2010 11:45 am

Mas isso não faz o minimo sentido. O que tu estás a dizer é que a Wall-Mart é igual à Modelo e Continente.. Mas que a wall-mart cresce mais. Não faz sentido, nem é realista. Todos os negócias são diferentes. Sim, recebo 12 pontos, e outros zero, mas e então? a proporção continua a não ser minimamente aproximada. Tu estás a por no mesmo patamar, empresas com mil e 300 milhões de habitantes de comércio, a empresas de 5 milhões. Não é minimamente parecido.

Aliás, até quando o pessoal andava aí todo encantado a comprar e criar empresas, e trocar % em bolsa e afins, o pessoal considerava a quota que cada empresa tinha em x mercado, e o tamanho do mercado. Isso é obvio.

O modelo tem que passar pelo mercado que existe. Como é que se faz em termos de rp? facil, cresce com o crescimento dos mercados. Uma empresa na FUS tem x pontos iniciais, mas tambem está em kalmar com quota aceitavel.. tambem tem que ser considera, não?

é que efectivamente se está a distorcer a economia. Aliás, o ppl perdeu-se ali a falar dos comunistas e a URS, o que até é verdade, mas é irrelevante. isto não o é.
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Re: Sugestão para role-play económico

Mensagem  Britannia em Ter Fev 02, 2010 11:47 am

Scream_off escreveu:Mas isso não faz o minimo sentido. O que tu estás a dizer é que a Wall-Mart é igual à Modelo e Continente.. Mas que a wall-mart cresce mais. Não faz sentido, nem é realista. Todos os negócias são diferentes. Sim, recebo 12 pontos, e outros zero, mas e então? a proporção continua a não ser minimamente aproximada. Tu estás a por no mesmo patamar, empresas com mil e 300 milhões de habitantes de comércio, a empresas de 5 milhões. Não é minimamente parecido.

Aliás, até quando o pessoal andava aí todo encantado a comprar e criar empresas, e trocar % em bolsa e afins, o pessoal considerava a quota que cada empresa tinha em x mercado, e o tamanho do mercado. Isso é obvio.

O modelo tem que passar pelo mercado que existe. Como é que se faz em termos de rp? facil, cresce com o crescimento dos mercados. Uma empresa na FUS tem x pontos iniciais, mas tambem está em kalmar com quota aceitavel.. tambem tem que ser considera, não?

é que efectivamente se está a distorcer a economia. Aliás, o ppl perdeu-se ali a falar dos comunistas e a URS, o que até é verdade, mas é irrelevante. isto não o é.
Zé, isso não interessa, porque seria um sistema IMPOSSIVEL de calcular, este não, é um jogo, não sejas picuinhas. E eu já compreendi o conceito por trás da lógica do URS, não é bem quem é o maior, mas sim entrecruzar as nossas nações em mais do que somente alianças e guerras.
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Re: Sugestão para role-play económico

Mensagem  Scream_off em Ter Fev 02, 2010 11:52 am

Não estou a ser picuinhas. Estou a discordar com uma boa parte do modelo. Provavelmente a parte mais importante.

E eu estou, como sempre estive, a favor de algo mais do que o orçamento. Se te lembrares bem, eu era um dos mais activos nas empresas, pois sempre considerei importante. Agora acho que o modelo dos 100 pontos é pateta. E distorce a realidade. Estás a dizer que isto vai por o pessoal a olhar para as relações de outra maneira, pois vai, de forma perversa. Então 4 países novos e pequenos a fazerem trocas e afins, é igual a duas grandes potências o fazerem? Claro que não.. porque raio vai ser aqui igual?


um ponto investido numa economia como kalmar, não pode ter o mesmo valor que 1 ponto em trondheim.
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Re: Sugestão para role-play económico

Mensagem  Rokolev em Ter Fev 02, 2010 12:07 pm

Há empresas grandes em países pequenos.

http://en.wikipedia.org/wiki/RTL_Group é do Luxemburgo.
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Re: Sugestão para role-play económico

Mensagem  URS em Ter Fev 02, 2010 1:05 pm

Mas isso não faz o minimo sentido. O que tu estás a dizer é que a Wall-Mart é igual à Modelo e Continente.. Mas que a wall-mart cresce mais. Não faz sentido, nem é realista. Todos os negócias são diferentes. Sim, recebo 12 pontos, e outros zero, mas e então? a proporção continua a não ser minimamente aproximada. Tu estás a por no mesmo patamar, empresas com mil e 300 milhões de habitantes de comércio, a empresas de 5 milhões. Não é minimamente parecido.

Aliás, até quando o pessoal andava aí todo encantado a comprar e criar empresas, e trocar % em bolsa e afins, o pessoal considerava a quota que cada empresa tinha em x mercado, e o tamanho do mercado. Isso é obvio.

O modelo tem que passar pelo mercado que existe. Como é que se faz em termos de rp? facil, cresce com o crescimento dos mercados. Uma empresa na FUS tem x pontos iniciais, mas tambem está em kalmar com quota aceitavel.. tambem tem que ser considera, não?

é que efectivamente se está a distorcer a economia. Aliás, o ppl perdeu-se ali a falar dos comunistas e a URS, o que até é verdade, mas é irrelevante. isto não o é.

Mas achas que eu não sei que é irrealista começarem todos com 100? Claro que é, mas o objectivo é dar algum espaço de manobra a todos.

Se Trondheim começasse com 100 e tu com 1000 era mais realista, mas lançavas 5 OPA´s e compravas num dia a economia toda de Trondheim, assumindo que vão existir OPA´s nos países de mercado livre. E depois o Trondheim fazia o quê?

Mas como é que sugeres que se calculem os pontos iniciais de cada um?


Então 4 países novos e pequenos a fazerem trocas e afins, é igual a duas grandes potências o fazerem? Claro que não.. porque raio vai ser aqui igual?

Mas repara no seguinte. Países como a FUS, Kalmar, Portugal, URS, etc. têm garantia absoluta que a economia deles vai crescer, as empresas vão valorizar, ou seja, são bons investimentos.

Países pequenos podem no primeiro mês fazerem os negócios que quiserem, mas vão estar a apostar em mercados que podem estagnar, ou seja, são investimentos arriscados (tão arriscados e inúteis que duvido que aconteçam).

Vai ser essa a diferença, um negócio entre a FUS e Kalmar vai ter muito mais importância em termos global que um negócio entre Trondheim e Iguita, porque o primeiro vai ter implicações futuras, pois a cada mês o valor dessas empresas aumenta garantidamente, enquanto no segundo caso as empresas vão valer o mesmo (a não ser que existe mão externa), o que leva a pergunta: o que é que Trondheim ganha em negociar com Iguita? Nada, a não ser que envolva favores políticos ou coisas do género...

Tu vais ter sempre a almofada de segurança de saber que no fim do mês recebes x pontos. Trondheim vai estar sempre na incerteza. Isto a mim parece-me ser uma vantagem que acaba por compensar um bocado de irrealismo inicial.
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Re: Sugestão para role-play económico

Mensagem  Burgolavia em Ter Fev 02, 2010 1:24 pm

Acho isto uma excelente ideia, eu no início tentei fazer role-play económico, mas como era cada um por si e no fundo o que eu comprava acabava por não valer nada em termos práticos acabei por perder a paciência. Assim íamos ter tudo uniformizado.

Concordo com o Scream_off que os pontos iniciais não são realistas, mas sinceramente, e talvez pareça egoísta, o pessoal forte pode-se divertir a mexer exércitos e meter medo aos outros, isto seria um contraponto, para o pessoal como eu poder estar em pé de igualdade nem que seja por dois ou três meses.

No entanto se insistirem em valores inicias diferentes para cada país, não é por aí que a ideia perde interesse.
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Re: Sugestão para role-play económico

Mensagem  SpMky em Ter Fev 02, 2010 3:37 pm

Zé, uma empresa não é sempre maior só porque está num país com muitos habitantes. Senão uma loja dos chineses era sempre maior que um hipermercado em qualquer parte do mundo.

A diferença pode ser é no número de empresas que podes criar. Talvez os maiores pudessem criar 6 ou 7 empresas.

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Re: Sugestão para role-play económico

Mensagem  Scream_off em Ter Fev 02, 2010 5:20 pm

http://en.wikipedia.org/wiki/Forbes_Global_2000
http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_corporations_by_market_capitalization

etc..etc..etc

Como devem imaginar não estou com grande vontade de andar em debates.. Laughing Amanha terei provavelmente outra cabeça.

Gostava só de deixar aqui um soundbyte que não tem propriamente a ver com o debate. Le-se aqui um sentimento de que, ah e tal que se lixem, eles são grandes e são sempre grandes, e têm exércitos e bla bla bla bla. A questão é que eu quero levar isto a sério, mesmo muito a sério, mas não consigo levar a sério, algo ridiculo.

Respondendo ao URS sobre as OPAS. Ah e tal, Sim, mas não necessariamente. tu vais a ver e países como portugal e afins, têm grande parte da sua actividade bolsista a pertencer a capital estrangeiro, e então? É só coisas boas para a economia o investimento estrangeiro. Que jogo que fazem? Em vez de 5 empresas, apostavam em 1 ou duas. E em vez de 5 outros tinham 7. Sei la. Isto pensado e debatido de forma séria, terá certamente inúmeras maneiras de se criar algo.

Porque se isto é para ser relevante, e não uma brincadeira de 5 minutos, não poderá ser propriamente simples... Terá é que parecer simples.

É que parece andar de cavalo para burro, quando o ppl andava aí todos com as empresas, e que tinha em conta as pops, quotas de mercado e afins. Acho que se pode ir para esse caminho.
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Re: Sugestão para role-play económico

Mensagem  URS em Ter Fev 02, 2010 6:24 pm

O problema é que esse caminho falhou redondamente, não existe rp económico. Mas diz lá então como propões calcular os valores iniciais?
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Re: Sugestão para role-play económico

Mensagem  Britannia em Ter Fev 02, 2010 6:48 pm

URS escreveu:O problema é que esse caminho falhou redondamente, não existe rp económico. Mas diz lá então como propões calcular os valores iniciais?
Simples, usamos como valor inicial o PIB total de cada nação, e pronto:

Exemplo, e isto é só mesmo um exemplo, os valores podem vir a ser diferentes:

PIB do Império Britanico (Greenaldia) = 190 * 3 (para aumentar o numero, 3 é somente um exemplo) = 570
Empresa A - 70
Empresa B - 160
Empresa C - 120
Empresa D - 70
Empresa E - 150

PIB de Cruz de Cristo = 453 * 3 = 1359
Empresa A - 500
Empresa B - 100
Empresa C - 200
Empresa D - 359
Empresa E - 200

PIB de SpMky = 25 * 3 = 75 (A regra dos abaixo de 50 é que ia pelo caixote, ou permitiamos aos mais pequenos terem menos empresas para espalhar pontos)
Empresa A - 10
Empresa B - 10
Empresa C - 25
Empresa D - 10
Empresa E - 10

Pronto, isto é somente uma ideia, desta ideia espero que surjam outras, semelhantes ou completamente diferentes.


Última edição por Império Britanico em Ter Fev 02, 2010 6:55 pm, editado 1 vez(es)
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Re: Sugestão para role-play económico

Mensagem  URS em Ter Fev 02, 2010 6:54 pm

A seguir ao D é o E...
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Re: Sugestão para role-play económico

Mensagem  Britannia em Ter Fev 02, 2010 6:57 pm

URS escreveu:A seguir ao D é o E...
São duas da manhã, levantei-me cedo, tive um exame, vi o meu Sporting ser humilhado e violado (na falta de melhor palavra) e ainda penso em ideias, e tudo o que tens a comentar, é que a seguir ao D é o E........ Rolling Eyes
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Re: Sugestão para role-play económico

Mensagem  URS em Ter Fev 02, 2010 7:02 pm

Império Britanico escreveu:
URS escreveu:A seguir ao D é o E...
São duas da manhã, levantei-me cedo, tive um exame, vi o meu Sporting ser humilhado e violado (na falta de melhor palavra) e ainda penso em ideias, e tudo o que tens a comentar, é que a seguir ao D é o E........ Rolling Eyes

Eu já disse a minha opinião: sacrificar o realismo inicial para dar mais jogo aos jogadores fracos.

Isto não se trata de uma decisão de admin, mas de uma decisão colectiva, já deste a tua proposta e eu dei a minha. Vamos ver se surgem mais e depois talvez se vote, se não se chegar aqui a um consenso.

Ou se isto começar a dar muitos problemas esquece-se a ideia e segue como sempre.

E a seguir ao D vem o E...

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Re: Sugestão para role-play económico

Mensagem  Britannia em Ter Fev 02, 2010 7:15 pm

Eu já disse a minha opinião: sacrificar o realismo inicial para dar mais jogo aos jogadores fracos.

Isto não se trata de uma decisão de admin, mas de uma decisão colectiva, já deste a tua proposta e eu dei a minha. Vamos ver se surgem mais e depois talvez se vote, se não se chegar aqui a um consenso.
E eu concordo com ela, todos deviamos começar de igual, porque apesar da opinião do Zé, isto é um jogo, e para algumas pessoas pode não ter muita piada não ter nem poder militar ou económico, ou seja, estarem sempre a levar na cabeça e a não poderem fazer nada, eu conheço a sensação porque já estive lá
A minha proposta é simplesmente para acalmar o Zé, mas acho que realmente devia ir a votação, se o pessoal prefere o teu sistema, ou o sistema realista.

E a seguir ao D vem o E...


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Re: Sugestão para role-play económico

Mensagem  Scream_off em Qua Fev 03, 2010 3:01 am

URS escreveu:Eu já disse a minha opinião: sacrificar o realismo inicial para dar mais jogo aos jogadores fracos.

Isto não se trata de uma decisão de admin, mas de uma decisão colectiva, já deste a tua proposta e eu dei a minha. Vamos ver se surgem mais e depois talvez se vote, se não se chegar aqui a um consenso.



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Re: Sugestão para role-play económico

Mensagem  Rokolev em Qua Fev 03, 2010 5:23 am

E eu fico com uma empresa cujo numero de pontos é 2 ou 3. Fixe.
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Re: Sugestão para role-play económico

Mensagem  SpMky em Qua Fev 03, 2010 6:07 am

Eu prefiro a proposta do URS. E não é por ser pequeno porque isto vai obrigar-me a negociações já que não vou crescer nada (ou quase nada) a cada mês...

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Re: Sugestão para role-play económico

Mensagem  Kalmar em Qua Fev 03, 2010 6:38 am

O problema neste fórum é que são colocados entraves a todos os projectos que visam alterar as coisas. Criam-se problemas e encontram-se erros em qualquer projecto e acaba tudo por ficar na mesma. Fica tudo bloqueado antes mesmo de começar. Andamos nisto há anos e há anos que continua tudo igual. Não sei onde vêem a satisfação nisto, mas enfim.

Este sistema é irrealista. E depois? Há realismo no RP actualmente? Não há. Irrealismo por irrealismo, prefiro um irrealismo que entretenha e tenha consequências no RP restante. Com isto temos a possibilidade de condicionar a política interna de um país através de pressão económica. Isto existe actualmente? Não existe. Vai passar a existir? Sim. E é realista? É. Só esta razão já é suficiente para isto ir para a frente.

Não sei qual é o vosso problema, isto é um jogo! Vamos experimentar coisas novas, se não se gostar abandona-se. Deixar de fazer isto porque é irrealista é uma razão, essa sim, parva. Porque não vai piorar o que já existe.

Será assim tão grave começarmos todos, pequenos e grandes, com 100 pontos todos? Não querem vender não vendam, só perde quem quiser. Ninguém é obrigado a nada.
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Re: Sugestão para role-play económico

Mensagem  URS em Qua Fev 03, 2010 6:42 am

Scream_off escreveu:
URS escreveu:Eu já disse a minha opinião: sacrificar o realismo inicial para dar mais jogo aos jogadores fracos.

Isto não se trata de uma decisão de admin, mas de uma decisão colectiva, já deste a tua proposta e eu dei a minha. Vamos ver se surgem mais e depois talvez se vote, se não se chegar aqui a um consenso.



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Re: Sugestão para role-play económico

Mensagem  Britannia em Qua Fev 03, 2010 6:44 am

E eu concordo com o Map, já estamos outra vez a abrir buracos num bom projecto, com possibilidade de nos entreter. Algum pessoal esquece-se ás vezes que isto não é uma cópia da realidade, é uma diversão, um jogo, o objectivo é divertir.

Vamos á frente, e quem quer quer, quem não quer, azar.
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Re: Sugestão para role-play económico

Mensagem  Scream_off em Qua Fev 03, 2010 7:35 am

Kalmar escreveu:O problema neste fórum é que são colocados entraves a todos os projectos que visam alterar as coisas. Criam-se problemas e encontram-se erros em qualquer projecto e acaba tudo por ficar na mesma. Fica tudo bloqueado antes mesmo de começar. Andamos nisto há anos e há anos que continua tudo igual. Não sei onde vêem a satisfação nisto, mas enfim.

Isso é falso. Muita coisa mudou. Muitas reformas foram feitas, algumas com sucesso, outro sem ele. Muito está diferente desde o dia que comecei a fazer roleplay. No que toma às coisas económicas, nunca nenhuma reforma andou para a frente, e nunca foi porque o pessoal colocou entraves ou não. Foi porque nunca existiu nenhuma proposta do inicio ao fim, com as coisas explicadas. O URS fe-lo e isto certamente irá avançar, e teremos mais onde jogar.
Ainda sobre a reformas serem bloqueadas.. Viu-se o quão bem resultou a coisa da assembleia que avançou sem ser pensada e sem se planear as coisas. E agora, tem que se andar a fazer isso, e entretanto, perdemos um mês, ou mais.

Kalmar escreveu:Este sistema é irrealista. E depois? Há realismo no RP actualmente? Não há. Irrealismo por irrealismo, prefiro um irrealismo que entretenha e tenha consequências no RP restante. Com isto temos a possibilidade de condicionar a política interna de um país através de pressão económica. Isto existe actualmente? Não existe. Vai passar a existir? Sim. E é realista? É. Só esta razão já é suficiente para isto ir para a frente.

Antes de mais o irrealismo que exista ou possa existir, não tem tido a ver com a parte que é tratada por esta reforma portanto, se existe irrealismo, apenas o estarás a aumentar.
Portanto teremos efectivamente consequências especificas para coisas económicas, o que é excelente. E eu tambem apoio que isto, ou outro modelo, ou o que seja, entre em vigor, e comecemos a ter algo mais que fazer. O que não percebo é qual é o mal de se falar e tentar ver mais formas de chegar a um resultado que agrade, seja realista e bom para o roleplay, que é o mais importante.


Kalmar escreveu:Não sei qual é o vosso problema, isto é um jogo! Vamos experimentar coisas novas, se não se gostar abandona-se. Deixar de fazer isto porque é irrealista é uma razão, essa sim, parva. Porque não vai piorar o que já existe.

Novamente.. Não vi ninguém neste tópico a discordar de que algo deve avançar, mesmo que seja a da URS. Infelizmente nós somos uns tristes que andamos nisto à vários anos, 5, 6, 7.. Uma semana a debater algo, não me parece que faça grande diferença. Parece-me é ridiculo acharmos que todos pensamos de forma igual, e que podemos parar para pensar, falar e debater. Debate deveria ser o expoente máximo deste fórum, que se tornou quase um antro de bashing.

Kalmar escreveu:Será assim tão grave começarmos todos, pequenos e grandes, com 100 pontos todos? Não querem vender não vendam, só perde quem quiser. Ninguém é obrigado a nada.

Não é assim. Eu não sou um daqueles jogadores, que não vai jogar uma coisa porque não gosta. Eu jogo com o que existe e com as regras acordadas, e tento tirar o máximo gosto de cada coisa. Portanto, apesar de não ser grave, alterará por completo o modo como formulo mentalmente e no rp, a minha nação, e não vou pedir desculpa por tentar por uma proposta de acordo com o que foi feito para trás, e pensar no futuro.

A maioria do pessoal já postou aqui que discordava, o que para mim, não tem mal. O que me está a chatear bastante é este espirito de que nem discutir algo se pode.
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Re: Sugestão para role-play económico

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