Comunidade NationStates Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Regras da Economia

Ir para baixo

Regras da Economia Empty Re: Regras da Economia

Mensagem  URS Qua Set 29, 2010 10:28 am

Regras do Role-Play Económico

1 - Início da participação

Cada país começa com 5 empresas, valendo cada empresa x pontos, ou seja, a primeira coisa a fazer seria cada país postar a seguinte informação:

x - Empresa A (área de actuaçao da empresa - país)
x - Empresa B (área de actuaçao da empresa - país)
x - Empresa C (área de actuaçao da empresa - país)
x - Empresa D (área de actuaçao da empresa - país)
x - Empresa E (área de actuaçao da empresa - país)

O x é igual ao vosso GDP em biliões. Seguindo o exemplo, para um país com GDP de $489,594,646,476,485, o x=489. Países com x<100, ficam automaticamente com x=100.


2 - Valorização e desvalorização de empresas

Mensalmente, cada país ganha x pontos, sendo este x=número de biliões de habitantes que a vossa nação tem no nationstates.net menos uma penalização se não tiverem a economia em Frightning.

País A com população de 9.914 biliões de habitantes com economia em Frightning receberia mensalmente 9 pontos, a ser distribuídos livremente pelas suas empresas. Se a economia estiver no nível abaixo (all-consuming), receberia apenas 8, e assim sucessivamente por cada nível abaixo de Frightning.

Exemplo:

A URS tem economia em frightning e 12 biliões de habitantes, por isso em cada mês ganhava 12 pontos para distribuir da maneira que quiser entre as suas empresas. Se a economia estivesse em all-consuming, só receberia 11 pontos, etc.

A URS poderia, por exemplo, distribuir o seus 12 pontos da seguinte forma:

x+5 - Empresa A (área de actuaçao da empresa - país)
x+5 - Empresa B (área de actuaçao da empresa - país)
x+1 - Empresa C (área de actuaçao da empresa - país)
x+1 - Empresa D (área de actuaçao da empresa - país)
x+0 - Empresa E (área de actuaçao da empresa - país)


3 - Compra e venda de acções

Aqui precisamos de ter 2 jogadores para exemplificar, por isso vamos considerar os seguintes países e respectivas empresas:

URS
100 - Construtora Popular Nacional (construção civil - URS)
100 - WestGaz (energia - URS)
100 - INADM (armamento - URS)
100 - StarSat (telecomunicações - URS)
100 - Companhia das Minas Gerais (metais e minérios - URS)

Athaulphia
100 - Pescanova (pesca - ATH)
100 - Xeconsa (construção civil - ATH)
100 - ENE (energia - ATH)
100 - BASF (químicos - ATH)
100 - INDITEX (têxteis - ATH)

Imaginem que a WestGaz oferecia 10 pontos por 10% da ENE e o Athaulphia aceitava e decidia investir esses 10 pontos na Xeconsa. As estatísticas das empresas mudavam para o seguinte:

90 - WestGaz (energia - URS)
100 - ENE (energia - ATH) 10% WestGaz (URS)
110 - Xeconsa (construção civil - ATH)

A WestGaz enfraqueceu devido ao dinheiro que gastou, mas ficou com um bem (10% da ENE) que pode vender a outra empresa a qualquer altura por qualquer preço.

Athaulphia por sua vez viu uma empresa sua perder 10% para estrangeiros, mas ganhou 10 pontos que permitiram à Xeconsa tornar-se mais poderosa.

É desta forma que os países mais fracos podem sacar pontos. Por exemplo levar 10% de uma empresa a leilão e ver que potência dá mais. Neste caso se o Athaulphia fosse teimoso tentava negociar, e imaginamos que conseguia vender os 10% por 30 pontos. A WestGaz precisava de mais tempo para recuperar e Athaulphia tinha mais pontos para distribuir pelas empresas dele.


4 - Empresas que mudam de jogador

Imaginem o seguinte cenário:

1000 - WestGaz (energia - URS)
300 - ENE (energia - ATH) 10% WestGaz (URS)
150 - Xeconsa (construção civil - ATH)

A WestGaz é um gigante mundial e quer comprar de vez a ENE, ou seja, pelo menos 51%. Faz uma oferta de 800 pontos e Athaulphia aceita. Neste caso, a ENE deixa de ser uma empresa de Athaulphia e passa a entrar no portfolio da URS. Athaulphia decidiu investir tudo na Xeconsa, de forma a torna-la numa das maiores empresas do mundo (esta distribuição podia ser feita da maneira que ele entender, claro...), ficaria assim:

200 - WestGaz (energia - URS)
300 - ENE (energia - URS) 49% (ATH)
950 - Xeconsa (construção civil - ATH)

A ENE passou a ser uma empresa da URS com 49% de capital de Athaulphia, ou seja, se a URS conseguisse vender a ENE à FUS por 1000 pontos, Athaulphia receberia 490.

O Athaulphia poderia vender os seus 49% a um inimigo da URS, o que o faria pensar duas vezes em atribuir mais pontos no mês seguinte a essa empresa, porque efectivamente estaria a fazer crescer a economia do inimigo da URS ao mesmo tempo.


5 - Nascimento de Novas Empresas

Um jogador não pode individualmente criar uma empresa dividindo uma empresa que possui. Uma empresa que valha por exemplo 400 pontos não pode ser dividida para dar origem a duas empresas de 200 pontos cada.

Para nascer uma nova empresa é necessário investimento de dois países. Um jogador que queira criar uma empresa terá em primeiro lugar que definir quantos pontos valerá essa empresa. Para o exemplo digamos que valerá 200 pontos. O segundo passo será definir quem são os investidores e que percentagem da empresa controlarão.

Exemplo:

500 - WestGaz (energia - URS)
500 - ENE (energia - ATH)

A WestGaz quer criar uma nova subsidiária com apoio da ENE e quer controlar 75% desta nova empresa. Com a colaboração do Athaulphia estas duas empresas dariam lugar ao seguinte:

350 - WestGaz (energia - URS)
450 - ENE (energia - ATH)
200 - Nova Empresa (energias renováveis - URS) 25% ENE (ATH)


6 - Falência de empresas

Nenhuma empresa pode descer aos 0 pontos, ou será considerada falida. Se um jogador deixar uma empresa 3 meses seguidos abaixo dos 50 pontos, isso significa insustentabilidade, e essa empresa falirá. O jogador que deixar uma empresa falir, leva uma multa de 100 pontos, a ser distribuídos por outras empresas suas que não tenham investimento estrangeiro. Se tiver investimento estrangeiro esse jogador ganhará a sua percentagem de pontos.

Exemplo, onde o 3m a seguir ao 20 significa 3 meses:

20 (3m) - WestGaz (energia - URS) 40% ENE (ATH)

Se até ao fim desse mês o URS não arranjar maneira de dar 30 pontos à empresa, ou seja, arranjar investidores, seja de que maneira for, ela falirá. Mas o Athaulphia não podia sair prejudicado disto, por isso ganharia 40 pontos equivalente aos 40% que tinha, e usaria esses 40 pontos nas outras empresas suas.


7 - Proibição de negócios entre empresas do mesmo país

Não pode haver troca de pontos entre empresas do mesmo país. Seguindo um exemplo anterior, a WestGaz não podia comprar outra empresas da URS e ficar com os pontos delas. Uma empresa da URS só pode comprar empresas estrangeiras ou no caso que referi anteriormente:

300 - ENE (energia - URS) 49% (ATH)

Comprar os 49% ao Athaulphia. A empresa já era da URS, mas ele estava a comprar participação estrangeira.


8 - Influência da economia no orçamento militar

Imaginemos o seguinte exemplo: guerra URS/FUS, tiros, bombas, mortos, destruição e tal. Acordo de paz e cada país perdia 40% do orçamento.

Depois só recuperavam 1% por cada 50 pontos "perdidos" pela economia (a serem distribuídos de forma igual por todas as empresas, se um jogador tiver 5 empresas cada uma perderá 10 pontos, se tiver 10 empresas cada uma perderá 5 pontos, etc.).

Quem tem economias grandes recuperaria mais rapidamente o orçamento e quem tem economias pequenas recuperaria mais devagar. Por exemplo, se um dos países quisesse recuperar os 40% de um mês (1 ano em tempo de RP) para o outro, tinha que sacrificar 2000 pontos. Isto na prática significava que praticamente toda a economia se dedicou aquela recuperação durante esse período de tempo.

Um país que perdesse 30% do orçamento e a empresa menos poderosa tivesse 200 pontos, nem sacrificando a economia inteira chegaria para repor o orçamento.

Isto também beneficia os países com economia activa. Como? Imaginem que o URS tinha uma economia isolada, dependia apenas dele próprio para recuperar. Se Kalmar tivesse investimentos na FUS podia "doar" pontos dele para acelerar a recuperação, comprando percentagens pequenas por valores inflacionados.


9 - Penalizações por actividades militares

No final de cada conflito, a administração, em colaboração com os envolvidos o conflito e os jogadores mais experientes definirão que % de corte cada país que se envolveu militarmente sofrerá.

Depois de definida a % a cortar, os pontos serão repostos de acordo com a explicação dada no ponto 8 deste post.
URS
URS
Internacional Socialista

Número de Mensagens : 14751
Capital : Valtland
Regime Politico : Socialismo
Chefe de Estado : Maximus Thorvald
Data de inscrição : 14/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos