O Vaticano

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O Vaticano

Mensagem  Portugal em Qui Maio 19, 2011 4:52 pm

O Vaticano rapidamente com a "Conspiração Toledana" enche-se de portugueses, espanhóis, escoceses e lapálios, os grandes arautos do tridentismo católico. É inegável o triunfo dos cismáticos e do seu líder o Arcebispo Gregório de Toledo, que elevam o Catolicismo Tridentino ao estatuto de religião com maior número de fieis no mundo. A obra não é de Gregório, Gregório apenas era o mais mediático dissidente do Vaticano Segundo... Na verdade o Papa Bento XVI (ooc: deduzo que seja o teu papa Spkmy :s ) esqueceu-se de uma velha máxima dos seus antecessores, que é nunca ignorar os soberanos. Ganhou um inimigo figadal, que foi Guilherme I de Portugal e das Espanhas, e isso custou-lhe o trono de São Pedro, outro seu inimigo figadal é Afonso VIII de Portugal e das Espanhas, filho de Guilherme I e instigador da rebelião contra o Vaticano.

De momento para o outro a Igreja Católica Apostólica e Romana, regressa de novo ás malhas do século XIX, e sempre com um olhar fronteiro sobre o passado da Contra-Reforma. A liturgia regressa aos velhos moldes, a disciplina religiosa á sua ortodoxia. É um quase regresso ás origens e ao período da glória dos Papas. O Vaticano parece que ganhou novas cores, e o pó e cotão que os corredores acumulavam foram expelidos com a rapidez com que Gregório se sentou no Trono de São Pedro.

Gregório, é agora oficialmente perante o mundo Papa, saiu de suas costas o fantasma do título de anti-Papa, ou seja, o Papa que é contra o Papa de Roma.

Agora os seus decretos têm a legitimidade dos de São Pedro, quer em palavra, fé e local onde são emitidos.

Contudo, muita coisa iria mudar, seria polémico... Uma das primeiras atitudes é tratar da Guarda Suiça. Gregório ainda se lembra de quando lhes exigiu lealdade, a sua rejeição, e agora só o aceitaram a troco de dinheiro. A ganância dos Guardas Suiços iria sair-lhes caro, e a sua senda terminaria para sempre no Vaticano, após um decreto papal que os extinguia. Contudo... Antes mandou vir de Espanha, o seu Tércio pessoal de Requetés, os Requetés de Toledo. Que vieram na sua integra para Roma.

A presença dos requetés causou estranheza nos suiços, que se questionavam o porquê da presença deles. Muitos pensavam que se tratava da escolta Papal ou então de fervorosos soldados de Cristo. Desenganaram-se... Durante a noite os Requetés armados, e equipados até aos dentes irrompem pelo quartel da Guarda Suiça. Os 135 guardas, estavam vastamente em inferioridade face aos quase 1000 requetés que lhes empontavam CETMEs e pistolas-metrelhadoras DUX. O comandante Requeté, Bisbal Perón, exige a sua rendição, entrega das armas, e posterior saída dos portões do Vaticano para que se faça cumprir os desígnios do Papa... Acusa-os de Mercenários, e que o seu único Deus é o dinheiro, enquanto que eles são pagos pela Fé e pelo Amor de Deus...



Requetés num pequeno Bosque no Vaticano. São obrigados a vestir o uniforme de gala, que consiste num casaco azul de gola de canhão vermelha, a boina basca vermelha, e calças vermelhas. Contudo, o seu aspecto matarruano pouco os diferenciam de um Guarda Real Português, visto que os Requetés geralmente provêm de zonas do interior...

_________________
avatar
Portugal

Número de Mensagens : 3627
Capital : Lisboa/Madrid
Regime Politico : Monarquia Constitucional
Chefe de Estado : Sua Alteza Real D. Afonso VIII de Portugal, XIV das Espanhas
Data de inscrição : 18/01/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Vaticano

Mensagem  Athaulphia em Sex Maio 20, 2011 2:25 am

A Conferência Episcopal de Athaulphia (concílio dos bispos e arcebispos do país que gere a Igreja Católica em Athaulphia) está totalmente baralhada com a situação. Até hoje a hierarquia católica athaúlphica não tinha reconhecido o anti-papa de Toledo e mantinha-se nominalmente na obediência ao Papa de Roma. Nominalmente, pois por causa da inactividade do Papa "oficial" a Igreja Católica athaúlphica vinha funcionando de jeito totalmente autónomo e só seguia o magisterio de Roma sobre os papéis. Quanto ao anti-papa toledano, não é que simplesmente não o reconhecessem como Papa legítimo: é que faziam como se ele não existisse, para não se ter que pronunciar sobre o cisma (apessar de que algúns bispos o apoiavam discretamente).

Com o acontecido em Roma as coisas mudaram: por uma parte, agora havia um único Papa, e estava na sé de Roma, e era um Papa activo. Mas por outra, era um Papa "golpista", imposto pela força e não eleito segundo as normas, além de ser um Papa ultra-reaccionário que queria levar a Igreja de novo ao século XVI, o que num país como Athaulphia podia significar a práctica dessaparição da Igreja Católica, já numa situação precária.

Os bispos de Athaulphia levam horas e horas reunidos sem saber o qué fazer. Apenas um grupo muito muito minoritário apoia incondicionalmente o Papa Gregório e o seu tridentismo, e propõe simplesmente reconhece-lo e submeter-se a ele. Outro grupo, maior, rejeita Gregório por "golpista" e rejeita as suas posições ultramontanas, sem hesitações, e alguns de seus membros (poucos - os mais "progresistas", próximos à "teologia da liberação" e correntes do género) até propõem abertamente declarar a Igreja Católica de Athaulphia como independente (um deles até fala em eleger um "Papa de Athaulphia", mas o resto prefirem que a autoridade suprema desta Igreja Athaúlphica fique em mãos de um Sínodo dos Bispos).

No entanto, o resto dos bispos (a maioria), está dividido sem saber o qué fazer: em geral, Gregório é considerado ilegítimo e as suas posições doutrinais (e políticas) são vistas como um perigo para o futuro da Igreja, mas por outro lado pensa-se que ele é a última oportunidade de voltar a ter uma Igreja Católica Apostólica Romana unida e forte. Algúns pensam em uma solução de compromisso: que Gregório actue como "Papa em funções" e convoque um cónclave para eleger o novo Papa em concordância com a lei (cónclave no que não teria qualquer dificultade em obter o apoio dos cardeais athaúlphicos). Mas, para já, o único que podem fazer é aguardar e ficar em silêncio até que as coisas estejam mais esclarecidas.

[OOC: não fui mais preciso com o número de apoiantes de uma posição o outra porque ainda nunca pensei em quántos bispos, arcebispos e cardeais há em Athaulphia Rolling Eyes ]

_________________
Toda a informação sobre Athaulphia em sua wiki: http://pt.nsportugal.wikia.com/wiki/Athaulphia
avatar
Athaulphia
OCDE

Número de Mensagens : 2086
Capital : Athaulphópolis
Regime Politico : República Democrática Parlamentarista
Chefe de Estado : Presidente Ignacio Noguerol
Data de inscrição : 28/08/2008

Ver perfil do usuário http://www.nationstates.net/athaulphia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Vaticano

Mensagem  Bahia em Sex Maio 20, 2011 11:56 am

Na Bahia os 400 padres, 2 bispos, 2 acerbispos e o único cardeal baiano declaram apoio ao Papa de Toledo, proém somente se o Papa se comprometer publicamente a punir de maneira feroz, violenta e exemplar is casos de pedofilia, envolvendo membros da Igreja, sem acobertamento, sem passar a mão na cabeça de ninguém, doa a quem doer!
avatar
Bahia

Número de Mensagens : 1291
Capital : Cidade Imperial de Salvador
Regime Politico : Monarquia
Chefe de Estado : Imperador Gabriel Bertochi
Data de inscrição : 17/12/2009

Ver perfil do usuário http://www.nationstates.net/nation=brasil_do_norte

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Vaticano

Mensagem  Portugal em Sex Maio 20, 2011 12:53 pm

O Papa recebe o pedido dos 400 padres, 2 bispos, 2 arcebispos no Vaticano. É um Papa dinâmico, tem 45 anos de idade comparado com o outro "Papa". Ainda tem bastante energia de vida, e vontade de sustentar o Catolicismo. Lendo atentamente o pedido, afirmou e confirmou através de um decreto papal as novas posições do Vaticano sobre a pedofilia. Nesse decreto exorta a penas pesadíssimas aos pedófilos, exposição pública dos mesmos para o mundo saber quem são. Depois numa carta aos baianos, apela a que estes se deiam bem com os Pentecostais, considerando-os "gente de bem e com boa moral apesar de hereges", e que cooperem ecoménicamente com eles. Prometeu-lhes que a pedofilia não será tolerada por ele, assim como a efobia, e casos de homossexualidade. E para tais casos mandará os religiosos em questão para o Vaticano, onde entregará a uma comissão judicial canónica para os julgar e entregar ás autoridades civis.

OOC: Ele teoricamente foi eleito num Concílio ilegal em Toledo, onde reuniram todos os representantes máximos das igrejas portuguesa e espanhola mais uma série de outros estrangeiros. Foi por prestígio, por acção e personalidade quem eles escolheram para liderar o cisma. Teoricamente para os tridentinos aquilo foi o Conclave, visto que não podiam ter acesso ao Vaticano xD

_________________
avatar
Portugal

Número de Mensagens : 3627
Capital : Lisboa/Madrid
Regime Politico : Monarquia Constitucional
Chefe de Estado : Sua Alteza Real D. Afonso VIII de Portugal, XIV das Espanhas
Data de inscrição : 18/01/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Vaticano

Mensagem  Portugal em Sex Maio 20, 2011 3:49 pm

Os guardas suíços são levados por centenas de requetés fanáticos, até as "portas" do Vaticano. E aí são literalmente despejados, e "fecham-lhes as portas". Bisbal Perón, limita-se a dizer-lhes em tom irónico:

Bisbal Perón: Gente... Estão desempregados, ide para Óstia metei-vos num barco, e ide para a Casa das Índias em Lisboa. Aí têm o Papa do Grande Capital que vos pagará bem por uma comissão nas Índias... *risos irónicos*

Naturalmente que "Papa do Grande Capital" se referiam a Otacilio Meireles, o Director da Companhia das Índias... E era bem provável que os suíços fossem lá parar, por tropas de elite Otacilio paga salários a peso de ouro...

Os Requetés de Nossa Senhora do Pilar, mais conhecidos por Requetés de Toledo, passaram a ser a guarda pontifícia. Os Carlistas têm agora um acesso extremamente privilegiado ao Papa, o que põe o Rei de Portugal desagradado com a ideia.

Prevê-se uma época "Neo-Barroca" na Igreja Católica, com vastos programas de evangelização... Voltou-se a "Igreja Militante", ao "Colectivismo" católico... Os católicos são acicatados a ter parte activa na vida política e social dos seus países, a serem exemplos de virtude e moral. É como foi referida a Igreja Militante, a Igreja das Irmandades e Confrarias, das Ordens Religiosas... Os jesuítas regressam em peso agora. O resto da Companhia que se encontrava em obediência ao anterior Papa, passa-se para o "lado dos vencedores", o mesmo caminho seguem os Oratorianos. O "Papa de Belfast" perdeu os seus mais poderosos prelados... Os jesuítas prometem "guerra evangélica" aos hereges e infieis! É o delírio dos católicos, que mergulham numa espiral de espiritualismo, misticismo cristão e fanatismo religioso sem fim... As massas estão agitadas, em todo o mundo Luso-Espanhol o clima é de fervorosa festa, há missas Te Deum por todo o lado para celebrar o evento. As missas são celebradas em rito tridentino, numa apoteose de ortodoxismo católico, são as missas barrocas a renascerem das cinzas, acompanhadas a órgão e com o sacerdote de costas para os fieis...

A par com isto há muitos com espírito de mártir, os primeiros jesuítas são os seus ídolos, nomeadamente São Francisco Xavier...

As ordens mendicantes também recebem um impulso tremendo. Durante muitos anos considerados como os "hereges legalizados" da Igreja Católica, recebem uma nova dimensão. Os Franciscanos mostram o seu poder, e querem rivalizar com os Jesuítas... É o delírio espiritual, uma quase epífania colectiva que leva o mundo católico, e talvez os restantes povos do mundo, a viver uma experiência religiosa nunca antes vivida e sentida...

_________________
avatar
Portugal

Número de Mensagens : 3627
Capital : Lisboa/Madrid
Regime Politico : Monarquia Constitucional
Chefe de Estado : Sua Alteza Real D. Afonso VIII de Portugal, XIV das Espanhas
Data de inscrição : 18/01/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Vaticano

Mensagem  URS em Seg Maio 23, 2011 11:50 am

Os católicos starianos estão chocados com o que se passou e com o governo de SpMky, que permitiu esta farsa. O Papa passa de exemplo a traidor. Os bispos de toda a União decidem reunir na Irlanda para discutir o futuro da Igreja Católica, agora que fica claro que o Vaticano foi tomado por forças claramente políticas e o mundo segue sem Papa.
avatar
URS
Internacional Socialista

Número de Mensagens : 14751
Capital : Valtland
Regime Politico : Socialismo
Chefe de Estado : Maximus Thorvald
Data de inscrição : 14/08/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Vaticano

Mensagem  Burgolavia em Sab Maio 28, 2011 5:28 am

Os católicos da Burgolavia estão particularmente furiosos com SpMky por ter permitido que o falso papa se tenha instalado na Vaticano, ofendendo assim milhões de católicos por todo o mundo. A Igreja Católica não aceita o papa espanhol como legítimo.
avatar
Burgolavia
Internacional Socialista

Número de Mensagens : 568
Capital : Praga
Regime Politico : Socialismo
Chefe de Estado : Domingos Cardozo
Data de inscrição : 23/10/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Vaticano

Mensagem  Portugal em Seg Maio 30, 2011 12:22 pm

O Papa Gregório excomunga os bispos e sacerdotes burgulavos por terem rejeitado a sua autoridade, debaixo da acusação de Cisma e Heresia. Mais uma vez, segue-se a fórmula de Ánatema.

_________________
avatar
Portugal

Número de Mensagens : 3627
Capital : Lisboa/Madrid
Regime Politico : Monarquia Constitucional
Chefe de Estado : Sua Alteza Real D. Afonso VIII de Portugal, XIV das Espanhas
Data de inscrição : 18/01/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Vaticano

Mensagem  Athaulphia em Qua Jun 08, 2011 2:36 pm

Nos últimos dias, as reuniões e discussões sem resultados entre os bispos e arcebispos católicos de Athaulphia têm-se prolongado, mas as coisas estão para mudar. As recentes declarações do chamado Papa Gregório, as suas anatemas e "fatwas" de aiatolá, as suas hordas de "cruzados" talibãs sedentos de sangue, e especialmente o seu soporífero discurso na TV, falando de comunismo, materialismo e tal e qual durante uma hora como um Fidel Castro qualquer, levaram a muitos dos bispos a tomar posição.

Apenas o Cardeal Primado de Athaulphia, o velho e ultra-conservador arcebispo de Athaulphópolis, Antonio Canas Escolá, defende Gregório, mas com pouco entusiasmo. O arcebispo de Auria, Carlos Abelleira, líder do sector mais "aperturista" da Igreja athaúlphica, parece fazer-se com o controlo da situação. Até hoje Abelleira era uma figura de segunda fila, apenas o "rosto amigável" da Conferência Episcopal, em contraste com as contínuas polémicas de Canas Escolá com o governo e a moderna sociedade athaúlphica. Durante moitos anos a Igreja Católica de Athaulphia esteve dominada pelo conservadurismo e a reacção, e Abelleira, embora mais tolerante no seu estilo, nunca tinha sido um "rebelde".

Contudo, Abelleira não pode ser considerado um "progresista" dentro da sociedade athaúlphica: ele é contra o divórcio, o matrimónio homossexual, o aborto, o laicismo... como todos os seus colegas, mas também está a favor da tolerância e apertura à modernidade, e por esse motivo está radicalmente contra o tridentismo de Gregório e o "regresso ao Medievo", como ele o chama. Abelleira está contra a agressividade verbal ("para já, graças a Deus", diz) da nova "Igreja toledana" (outra expressão athaúlphica para o movemento tridentino), e considera que qualquer ligação com Gregório é um suicídio não só para a Igreja de Athaulphia, mas para a Igreja Universal. Dentro do seu conservadorismo, Abelleira é o mais "avançado" que se pode topar na Igreja Católica de Athaulphia.

Nas cansativas discussões dos últimos meses Abelleira ten-se transformado na figura emergente, convencendo a cada vez mais bispos da necessidade de desligar-se explícitamente da "igreja toledana":


- Gregório é um usurpador, e além disso é um homem muito perigoso: viram as suas eminências as massas de fanáticos que o seguem e que estão a pedir guerra e violência contra os que não o seguem? Eles fazem-se chamar "cruzados", mas eu considero que a violência não é o modo de predicar a palavra do Nosso Senhor.

- Mas isso não pode ser considerado culpa dele - responde Canas Escolá -, apenas são os seus seguidores espanhóis, que são mui... extremistas.

- Mas responda-me uma coisa, monsenhor Canas - diz Abelleira - Ouviu alguma vez a sua eminência a este chamado "papa" uma palavra de caridade, amor ou fraternidade? Não! Esse homem apenas abre a boca para predicar anatemas, lançar condenações contra tudo e contra todos, ele apenas predica o fanatismo e a intolerância!

- Mas ele apenas quer uma Igreja forte e unida! Ele procura que a Igreja seja um caminho alternativo para os males do materialismo moderno!

A discussão cresce durante horas, e co tempo perdem-se as formalidades e chéga-se à típica franqueza informal athaúlphica. Abelleira assinala a clara militância política-estratégica de Gregório:

- Ó pa, esse tipo não é mais do que um fantoche dos "portunhóis". Quém o segue, quém o apoia? Apenas a Igreja portunhola e os governos dos estados satélites dos portunhóis. E em lugar de falar de Evangelho e misericórdia, ele não faz mais do que predicar cruzadas contra os inimigos do régime portunhol, externos e internos. Isso não é um Papa, isso é um arma estratégica. Os seus sermões apenas falam de política!

- Mas ele apenas defende a doutrina social da Igreja!

- Doutrina social? Onde? Quando? Ele vai muito mais longe do que deve ser a mensagem da Igreja: ouviram o seu discurso de Omaha? Ele não atacou apenas o comunismo e o ateísmo: ele fez um ataque até contra qualquer desejo de justiça social, até atacou o mesmo conceito! Então querer que todos os homens tenham um mínimo de vida digna é pecado? Os que nascem pobres têem que ser pobres para sempre? Devemos preservar a miséria e a desigualdade? É essa a caridade que predicou o Noso Senhor?

O extremismo dos tridentistas, a sua mensagem de intolerância e violência, a sua clara ligação com o régime luso-espanhol, a sua doutrina antisocial e fanática, e o seu absoluto afastamento das necessidades e carácter dos católicos athaúlphicos, acabam por convencer à Conferência Episcopal de que NÃO devem prestar obediência a Gregório. Os bispos athaúlphicos sabem que se eles se alinham com Gregório as suas igrejas acabarão de se esvaziar, e se mostram qualquer ligação com todo esse movemento de "cruzados" fanáticos e agressivos da Península Ibérica até podem ter problemas com as autoridades.

Aliás, os bispos têem conferido com as asociações católicas de Athaulphia e o sentimento amplamente maioritário é de rejeição contra "o fanático espanhol", embora haja pequenos grupos mais radicais (mas marginais) que o apoiam. Os partidos políticos mais virados para a Igreja também são claros: a centrista e demócrata-cristã UDC não quer ter nada a ver com os "toledanos". Quanto à APP, mais conservadora e a priori mais favorável a Gregório, as últimas acções deste "Papa" e os seus seguidores fizeram-na mudar de idéia. Dentro da APP (e da própria Igreja athaúlphica) há muitas pessoas com simpatia pelos tridentinos, mas a maior parte deles dessaprovam os seus métodos. Na última votação da Conferência Episcopal, todos os bispos votam contra o proposição de reconhecer a Gregório, exceto Canas Escolá e dois seguidores próximos, que decidem abster-se (nem votam a favor).

O qué vão fazer agora? Os bispos athaúlphicos, numa calculada discreção, decidem que não vão fazer nenhuma declaração pública. Para eles o Papa legítimo era Tozé (o anterior Papa do Vaticano), e se ele deixa o papado, os bispos de Athaulphia consideram o papado em situação de "sé vaga". Não vão enviar qualquer mensagem ao Vaticano "ocupado" pelos tridentistas nem vão dar resposta a qualquer requerimento que lhes façam: em Athaulphia estão longe das garras dos fanáticos do outro lado do océano e estão seguros, e sabem que entre os católicos athaúlphicos apenas um punhado de otários fundamentalistas escutarão as anatemas de Gregório. Apesar disso, escutarão qualquer proposição de outras igrejas católicas de outros países que não obedeçam ao "usurpador" (concílios, eleição de novo Papa...), mas não estão dispostos a tomar parte em acções diretas contra os tridentistas (nem cruzadas, nem excomunhões, nem discursos de condenação).

Todavia, a sua posição é conhecida públicamente por rumores, embora não se diga nada "oficialmente". Em privado, os bispos fazem saber a súa posição às autoridades, aos partidos e organizações católicas e a algúns dos seus colegas de outros países que não reconheceram a Gregório. Também são lançados algúns sinais subtís: nas preces das missas em Athaulphia, os padres já não pregam ao Senhor "pelo Papa", mas "pela Túa Igreja Universal". Mas apesar de toda a discreção, algúns dos grupos mais integristas ficam zangados com a decissão e comunicam o acontecido ao Vaticano, em secreto.

_________________
Toda a informação sobre Athaulphia em sua wiki: http://pt.nsportugal.wikia.com/wiki/Athaulphia
avatar
Athaulphia
OCDE

Número de Mensagens : 2086
Capital : Athaulphópolis
Regime Politico : República Democrática Parlamentarista
Chefe de Estado : Presidente Ignacio Noguerol
Data de inscrição : 28/08/2008

Ver perfil do usuário http://www.nationstates.net/athaulphia

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Vaticano

Mensagem  Brasil em Qua Jun 08, 2011 8:22 pm

A Igreja Católica no Brasil acaba se dividindo em relação ao novo Vaticano. Os Cardeais de São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Belo Horizonte, Florianópolis, Porto Alegre e da Cisplatina são contra as posturas ultra-conservadoras do novo papa e dizem que continuarão com as reformas do Concílio Vaticano II. Entretanto, os cardeais de Goiânia, Brasília, Campo Grande e Cuiabá declararam estrito apoio ao papa Gregório. Sendo que no final das contas todos reconhecem - pró-tempore - o velho anti-papa como o novo líder espiritual da Igreja Católica.
avatar
Brasil

Número de Mensagens : 961
Idade : 23
Capital : Brasília (Brasil) e São Paulo (SP)
Regime Politico : Monarquia Constitucional Parlamentar / República Presidencialista Aristocrática (São Paulo)
Chefe de Estado : SMI&R. Imperador Maximilien I do Brasil e de São Paulo
Data de inscrição : 29/09/2010

Ver perfil do usuário http://www.nationstates.net/nation=SPaulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Vaticano

Mensagem  Portugal em Qui Jun 09, 2011 11:41 am

OOC: Athaulphia, isso da doutrina social da igreja é mentira... Para efeitos de RP não tem sido focado, mas conforme eu tenho falado no "Catolicismo Militante", Gregório tem exortado á criação de Confrarias e Irmandades para auxilio aos necessitados. O mesmo tem feito Gregório em exigir mais empenho dos Bispos e Párocos em auxiliar os mais necessitados. Outra maneira exorta os Católicos de forma enérgica á caridade e amor ao próximo. Agora o que me podes dizer... É que "o próximo" entenda-se "católico"... Wink

Mas se alegares que é retórica desse bispo athaulphico para demover os outros do seu apoio a Gregório... É aceitavel, agora se é verdade estás enganado, Gregório tem imensas preocupações sociais, nomeadamente com a pobreza, "de alma e corpo" Wink

O Vaticano mantém-se atento a Athaulphia. Os seguidores de Gregório, relatam-lhe o que se passa em Athaulphia. A Santa Sé já está preparada para dar resposta a qualquer momento.

Quanto ao Brasil, Gregório emite uma ordem, assinada por si, ao Imperador que "como monarca da Cristandade, zele contra quem está a pender para a Heresia, em nome da Santa Fé Católica Apostólica e Romana". Por seu turno, os Cardeais de São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Belo Horizonte, Florianópolis, Porto Alegre e da Cisplatina recebem ameaças de excomunhão em Sínodo... De novo para se gerar uma Anatema.

As posições de Gregório radicalizam-se no que respeita á disciplina, e acusa a "heresia" do Vaticano Segundo como responsável pela indisciplina canónica.

_________________
avatar
Portugal

Número de Mensagens : 3627
Capital : Lisboa/Madrid
Regime Politico : Monarquia Constitucional
Chefe de Estado : Sua Alteza Real D. Afonso VIII de Portugal, XIV das Espanhas
Data de inscrição : 18/01/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Vaticano

Mensagem  Bahia em Qui Jun 09, 2011 5:01 pm

O Cardeal de Fortaleza(único na Bahia) tende a não reconhecer o Papa Gregório, como o Cardeal tem uma boa relação com os evangélicos, especialmente no tocante a uma cruzada quase que pessoal do Pr. Silas Malafaia e dele que é o combate ao homossexualismo, um apoio ao Papa teria uma grande possibilidade de gerar um rompimento com os evangélicos em geral.
avatar
Bahia

Número de Mensagens : 1291
Capital : Cidade Imperial de Salvador
Regime Politico : Monarquia
Chefe de Estado : Imperador Gabriel Bertochi
Data de inscrição : 17/12/2009

Ver perfil do usuário http://www.nationstates.net/nation=brasil_do_norte

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Vaticano

Mensagem  Brasil em Qui Jun 09, 2011 8:25 pm

O Imperador Maximilien I em pronunciamento oficial, em cadeia nacional, declarou que o estado brasileiro mesmo sendo um estado confessionário - e democrático - não irá intervir em problemas internos dos credos religiosos, mesmo que seja dentro a religião oficial e predominante no Império Brasileiro.
avatar
Brasil

Número de Mensagens : 961
Idade : 23
Capital : Brasília (Brasil) e São Paulo (SP)
Regime Politico : Monarquia Constitucional Parlamentar / República Presidencialista Aristocrática (São Paulo)
Chefe de Estado : SMI&R. Imperador Maximilien I do Brasil e de São Paulo
Data de inscrição : 29/09/2010

Ver perfil do usuário http://www.nationstates.net/nation=SPaulo

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Vaticano

Mensagem  Portugal em Ter Jun 21, 2011 12:49 pm

O Papa fica desiludido com Maximilien... Pensava que ainda se regia pela velha constituição imperial, em que a Religião Oficial era o Catolicismo Romano. Enfim, terá que operar ás suas custas no Brasil.

Quanto á Bahia, não é em nada de estranhar a total aversão dos católicos á homossexualidade, tanto que o Papa, para não ficar atrás dos Pentecostais, emite uma Encíclica, "De Rerum Homo Naturae", explicitamente a expressar e reafirmar a visão da Igreja Católica sobre a sexualidade. Mais uma vez rebate-se o tema do sexo, como algo típico do matrimónio, recrimina-se o sexo fora do casamento, e ataca-se com uma dureza implacável e inflexível a homossexualidade, e a bissexualidade. Evoca-se tal como tentações do Demónio para destruir a raça humana. Por este meio o Papa recorre a fórmulas medievais de recriminar algo, mediante o processo de "demonização". E afirma mesmo, e apela aos párocos e responsáveis pelas igrejas que impeçam a entrada de homossexuais nas igrejas, assim como bissexuais. Além de lhes dar a excomunhão menor. Curioso, é uma certa descriminalização da prostituição... Como mal necessário... Onde o Papa apela aos católicos que tenham compaixão por elas, e que as façam ver que estão no caminho errado.

Na encíclica, uma novidade, o Papa decreta uma penitência para homossexuais e bissexuais "arrependidos" e que queiram regressar de novo ao Catolicismo. Mais uma vez decorrente do conceito de "Cristianismo Militante" além de uns exercícios espirituais, nomeadamente leituras sobre Sodoma e Gamorra, têm de auxiliar a sua paróquia, e assistir litúrgicamente ás cerimónias auxiliando o sacerdote.

O Papa ataca ainda severamente todas as filosofias "gay friendlies" desde Platão, até a actualidade.

O texto é "polémico" alguns Cardeais, nomeadamente Lucenzo, apelou ao Papa para apenas se manifestar publicamente ao que o Papa respondeu da maneira mais secular possível:

"Esta encíclica não é para o mundo... Esta encíclica é para os Católicos! Os outros são hereges, não iremos atrás deles, já oramos pelas suas almas perdidas para que Deus tenha pena deles no Dia do Juízo Final... Não temos que agradar ao mundo, temos de proteger o nosso rebanho, que o outros têm o jugo de Satanás..."

_________________
avatar
Portugal

Número de Mensagens : 3627
Capital : Lisboa/Madrid
Regime Politico : Monarquia Constitucional
Chefe de Estado : Sua Alteza Real D. Afonso VIII de Portugal, XIV das Espanhas
Data de inscrição : 18/01/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Vaticano

Mensagem  Bahia em Ter Jun 21, 2011 1:40 pm

Os pentecostais se irritam ao serem chamados de héreges e o Cardeal nada pode fazer para acalmar as lideranças pentecostais, já os fiéis católicos que no Brasil andam tendo um relacionamento amigável começam a se queixar desta quase que guerra declarada pelo Papa...
avatar
Bahia

Número de Mensagens : 1291
Capital : Cidade Imperial de Salvador
Regime Politico : Monarquia
Chefe de Estado : Imperador Gabriel Bertochi
Data de inscrição : 17/12/2009

Ver perfil do usuário http://www.nationstates.net/nation=brasil_do_norte

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Vaticano

Mensagem  Portugal em Ter Jun 21, 2011 1:47 pm

OOC: Esse teu post não é válido... Isso que o Papa disse foi em conversação interna dentro do Vaticano com o Cardeal Lucenzo. Mais ninguém sabe. Cá pra fora o Vaticano tenta sempre mostrar uma imagem de simpatia para com os Pentecostais... Wink

_________________
avatar
Portugal

Número de Mensagens : 3627
Capital : Lisboa/Madrid
Regime Politico : Monarquia Constitucional
Chefe de Estado : Sua Alteza Real D. Afonso VIII de Portugal, XIV das Espanhas
Data de inscrição : 18/01/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: O Vaticano

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum