Comunidade NationStates Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Negociações "debaixo da mesa"

Ir para baixo

Negociações "debaixo da mesa" Empty Negociações "debaixo da mesa"

Mensagem  Portugal Sex Dez 23, 2011 12:26 pm

Há muito que a velha "Guiné Equatorial Espanhola" era um calo na geopolítica espanhola. Esta colónia foi conseguida na Conferência de Berlim em finais do século XIX, e resumia-se mais a uma tentativa de escape espanhol por optar por colónias que suprissem a ausência das colónias americanas que no entretanto se tinham tornado independentes. Espanha só conseguiu recuperar, mediante o uso da força o Perú, na década de 70 do século XIX, tendo constituído para os Espanhóis um motivo de gáudio.

A Guiné Equatorial continua a ser o "terceiro mundo" do mundo colonial Luso-Espanhol. Altamente subdesenvolvida, desguarnecida militarmente, desprezada por Madrid, com governadores incompetentes que mal podem ocupam imediatamente outros cargos. Nem o estatuto de "Vice-Reinado" possuí... Até o Sahara Ocidental era mais acarinhado.

Por seu turno a Guiana Portuguesa tem sido um saco de gatos. A Companhia do Grão Pará e Maranhão está em vias de entrar em colapso, e a Companhia das Índias pressiona violentamente a administração liberal para "queimar" a sua concorrente americana. Os Liberais estão desesperados por fundos para as campanhas para combater os neo-realistas, e a Companhia das Índias, desesperada por obter a revisão do Acto Colonial de 1932. É a grande chance de haver uma "liga do mal" para derrubar. Os Liberais recusam ceder acesso a África à Companhia das Índias, mas aceitam que entre capital estrangeiro em abundância.

A troco de uma campanha eleitoral poderosa, e que esta mova influências, quer no Oriente quer no continente, os Liberais prometem a revisão do Acto Colonial de 1932 mediante "Emendas". Desta forma, os Liberais conseguem um poderoso aliado na sua campanha, o Grande Capital. Além disso... A maior parte dos banqueiros está do seu lado. Os Liberais vão destruir o sistema "Corporativo" pois consideram-no um "sistema de transição", que desempenhou muito bem o seu papel no século XX para elevar a economia portuguesa á escala mundial, mas actualmente é um entrave, e a economia está mais que preparada para o mercado internacional.

Então as negociações começaram, três homens mais importantes da política ibérica, Doutor Osório, General Santa Anna e Otacílio Meireles, negociarão o futuro das colónias e o fim da concorrente da Companhia das Índias.

_________________
Negociações "debaixo da mesa" Assinaturaportugal
Portugal
Portugal

Número de Mensagens : 3627
Capital : Lisboa/Madrid
Regime Politico : Monarquia Constitucional
Chefe de Estado : Sua Alteza Real D. Afonso VIII de Portugal, XIV das Espanhas
Data de inscrição : 18/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos similares

 
Permissão neste fórum:
Você não pode responder aos tópicos