Comunidade NationStates Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Sugestão para uma nova economia....

+7
Trondheim
Portugal
Brasil
URS
Bahia
Athaulphia
Britannia
11 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Sugestão para uma nova economia.... Empty Sugestão para uma nova economia....

Mensagem  Britannia Sex Dez 16, 2011 8:23 pm

Ok, aqui vai a minha ideia. É extremamente complexa, o que significa que talvez não venha a ser implementada, mas pelo menos que sirva para criar ideias a outros, ou então para ser adoptada uma versão modificada ou simplificada dela. Se gostarem também se pode implementar esta. Mas tenham em atenção que não é uma proposta final, é algo para ser visto, pensado, e opinado, e possivelmente modificado, tal e qual como o draft de um paper.

Um dos problemas até agora com a economia, e que eu acho que daí deriva a falta de interesse, é que o sistema que temos não se assemelha nada a um sistema económico, assemelha-se a ganhar o ordenado e meter no banco para o dia em que se pode vir a precisar de levantar dinheiro. Não há incentivo para investir dinheiro em lado nenhum, não há maneira de uma nação mais pequena poder ter mais poder económico que outra (É de notar que no mundo real as nações mais ricas não são as mais populosas), não há competição. O meu sistema, baseado no novo sistema de análise de dados do Nationstates, permite não só que nações mais pequenas possam eventualmente superar nações maiores (livrando-nos nós da "ditadura da população"), como é totalmente independente de qualquer calculadora e ao mesmo tempo vai dar margem de manobra para os jogadores definirem as nações ao seu gosto. O sistema que vou sugerir é complexo, mas também tem ganhos para o RP a cada parte do eventual processo de preenchimento, por isso tem adição de valor a cada passo. Vamos lá ver o que estou a sugerir:

Parte I - Medir o PIB nacional.

Para termos economias, primeiro é necessário medir o tamanho da dita economia. No sistema anterior basicamente tínhamos uma formula em que população = dinheiro, e como todas as economias estão no nível mais elevado a verdade é que não existe uma diferenciação entre nações excepto essa, a população. Agora com os novos dados do nationstates proponho medir o PIB de uma forma mais original.

Como todos os que têm interesse na matéria sabem (e quem não sabe fica a saber) a fórmula mais comum para medir o PIB num sistema fechado (não conta com importações nem exportações) é C+I+G, ou Consumo+Investimento+Governo. Não há forma de saber quanto é que os nossos cidadãozinhos virtuais consomem, mas como é um sistema fechado (não há dados para definir exportações ou importações, e os dados da calculadora são para TODA a região Portugal, não só para as que fazem RP) deduzo que toda a produção seja consumo, logo C será produção no nosso caso (ah, e não interessa se os meios de produção são privados ou estaduais, isso é convosco) . Investimento é a quantidade de recursos que são dedicados a melhorar a infraestrutura, comprar casas, máquinas, etc. No caso do nationstates só uso um valor, que é a subsidiaridade empresarial, o que não chegaria num caso comum pois só tem em conta o investimento público, mas como quase todos temos a economia a 100%, fui realista e usei uma análise que realmente se concentra em quanto do dinheiro da nossa nação é usado para investir em mais maquinaria, fábricas, etc (na verdade no NS a definição de gastos com isto é "industry", por isso acho que se justifica). E por fim temos o governo, que também entra nas contas visto que também faz parte do PIB. Tudo junto e dá esta fórmula, a fórmula PIG (o acrónimo não é de propósito, a sério) Produção + Investimento + Governo.

Fórmula P+I+G
Produção
Sector Primário – Sector: Agriculture + Industry: Mining + Industry: Trout Fishing
Sector Secundário – Sector: Manufacturing
Sector Terciário – Industry: Retail + Industry: Insurance (Employment + Income Equality)
Sector Quaternário - Industry: Information Tecnology (Stupidity)

Investimento
1 – Business Subsidization

Governo
1 – Government Size (Freedom from corruption)

II - Executar a fórmula PIG

Agora que já olharam para a fórmula, notam que a primeira parte, produção, está dividida em 4 sectores, e que existem uns valores entre parênteses à frente de alguns valores, já lá vamos. Primeiro, os 4 sectores, como sabem, existem 3 sectores de actividade económica tradicional, mais um sector relativamente recente: O sector primário é principalmente recolha de matérias-primas, o sector secundário é principalmente a transformação dessas matérias-primas em bens de consumo, e o sector terciário é a venda desses bens, mais os serviços financeiros que permitem comprar mais bens, o sector quaternário é recente, e diz respeito à economia do conhecimento como tecnologia da informação, media, marketing, etc, nesta simulação só temos dados para a tecnologia da informação.

A produção total é medida com os valores em bruto da analise do nationstates, e a sua soma. No sector primário é somar as três categorias que correspondem a minério, agricultura e pescas, e no sector secundário é só retirar os dados da categoria para manufacturing (produção industrial). Mas agora é que se torna mais complicado, e já se entra um pouco na diferenciação entre as nações. Ter um sector terciário forte não depende só de produzo = vendo, é necessário que haja alguém com poder para comprar, e preferencialmente muitas pessoas, logo a partir de agora aplicam-se multiplicadores. A razão para se aplicar os multiplicadores é que nas formulas do NS o que se pretende são essencialmente rácios, e nós queremos valores de produção e consumo, não são a mesma coisa, alem disso, se usássemos a formula com os valores tirados directamente, teríamos nações com um enorme sector primário e com os restantes sectores ou de médio tamanho (e geralmente com valores iguais entre si), e isso não é realista. Na vida real a maioria da divisão de valor entre sectores económicos (em sociedades razoavelmente industrializadas e modernas) é um sector primário com um valor pequeno, e os sectores secundários e terciários mais fortes. Os valores não ficam MUITO mais realistas, mas são um pouco mais, e incentivam a outros desenvolvimentos na nação que não sejam só económicos (como o Toffler escreveu no seu livro o "choque do futuro", uma das causas das crises modernas é a falta de atenção da liderança ao facto que cada vez mais a economia está dependente de factores não exclusivamente económicos)

Logo no "nosso" sector terciário soma-se os valores do NS de Retail (representando o comércio) e de Insurance (representando os serviços financeiros) e multiplica-se esse valor pelo valor do employment (ou empregabilidade, representando a quantidade de pessoas com empregos e logo, capacidade para comprar bens) multiplicado por 0.01, e depois o valor base é multiplicado novamente pela igualdade de rendimentos (representando se as pessoas em geral têm capacidade para comprar bens, ou se é algo mais para os muito ricos, com uma população pobre menos afluente) multiplicado por 0.10. Todo o valor adicionado é adicionado ao valor base, mas já irei demonstrar com um cálculo. No sector quaternário a multiplicação é pela "estupidez", porquê? Primeiro é para diferenciar as nações, segundo é para se compreender que sem investimento na educação e muito pessoal qualificado, tal como na realidade, não se pode ter uma economia baseada no conhecimento. Logo neste sector económico é o único onde se pode TIRAR valor para alem de adicionar, e é o único onde se pode ter 0, significando que é uma economia onde este sector não tem grande peso. Nesta categoria multiplica-se o valor de "stupidity" multiplicado por 0.10, com a diferença que se o "stupidity" na tabela for negativa, adiciona-se o valor resultante ao valor da industria da informação, se a "stupidity for positiva, o valor é subtraído. Se o valor final chegar a 0, é a vida, mas do zero e do chão não se passa, e ninguém terá um sector negativo.

NOTA: Todos mas TODOS valores são arredondados ás décimas, sendo que até 4 arredonda para baixo, e de 5 em diante para cima. (EX: 9,4 = 9; 9,5 = 10)

E pronto, temos a produção nacional delineada, só neste processo já temos valores para RP, incluindo produção por sectores, tipo de sociedade (pós-moderna, industrial, agricula, etc.), logo, já temos valor acrescentado. Agora vou dar dois exemplos práticos para esclarecer tudo com todos os cálculos envolvidos relevados:

Império Brasileiro e SpMky

Sector Primário – Sector: Agriculture (IB = 7, SP = 9) + Industry: Mining (IB = 10; SP = 11) + Industry: Trout Fishing (IB = 8, SP = 6) Total: (IB = 25, SP = 26)

Sector Secundário – Sector: Manufacturing (IB = 17, SP = 20)

Sector Terciário – Industry: Retail (IB = 7, SP = 7) + Industry: Insurance (IB = 7, SP = 9) Com multiplicadores: Employment (IB - 14X1=14; SP - 16X4= 64)
+ Income Equality (IB - 14X3=42 , SP - 16X6 = 96); Total (IB - 14 + 14 + 42 = 70; SP - 16 + 64 + 96 = 176)

Sector Quaternário - Industry: Information Tecnology (IB = 11, SP = 14) Com modificadores: Stupidity (IB - 11X1 = 11, SP - 14X1 = 14) Total: (IB - 11 - 11 = 0, SP = 14 + 14 = 28)

Multiplicadores:
Employment: IB - 77X0.01=0.77=1; 367X0.01=3,67=4
Income Equality: IB -26X0.10=2,6=3; 62X0.10=6,2=6

Total de produção:
Império Brasileiro = 112
SpMky = 250

Produção por sectores
Império Brasileiro - 22%/15%/63%
SpMky - 10%/8%/70%/11%

Continua na parte 2 onde explico o investimento, mais o governo, e ainda a aplicabilidade de algo que já viram como sendo complexo......
Britannia
Britannia

Número de Mensagens : 7778
Idade : 35
Capital : Camelot
Regime Politico : Monarquia Constitucional
Chefe de Estado : Interregno
Data de inscrição : 31/07/2008

http://www.nationstates.net/greenaldia

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão para uma nova economia.... Empty Re: Sugestão para uma nova economia....

Mensagem  Britannia Sex Dez 16, 2011 9:00 pm

Continuação:

Agora que já temos os valores de produção, vamos passar à segunda parte, investimento. O investimento só tem uma variável logo é rápido.

Império Brasileiro - 112 + (48 X 0.10 = 4.8 = 5)
Império Brasileiro = 112 + 5 = 117

SpMky - 250 + (105 X 0.10 = 10,5 = 11)
SpMky - 250 + 11 = 261

E passamos ao ultimo ponto, governo, medido pela categoria "government size" mas novamente com um multiplicador, "freedom from corruption", porquê? novamente para diferenciar países, e para determinar o peso do estado. Seja o valor positivo ou negativo, ele serve sempre como um multiplicador positivo, pois se um estado é altamente eficiente e livre de corrupção significa que paga bem aos seus funcionários e que tem mecanismos de controlo bem montados (mas isto custa dinheiro), e se um estado está espectacularmente encharcado em corrupção então também gasta muito dinheiro (especialmente se comprar assentos de sanita de 10000 euros.....).

Império Brasileiro - 19
SpMky - 30

Multiplicadores:
Império Brasileiro - 78X0.10=7.8=8
SpMky - 110X0.10=11

Total
Império Brasileiro - 19X8 = 152
SpMky - 30X11=330

E agora, no fim, estamos prestes a saber qual é o PIB de cada nação:
PIB do Império Brasileiro = 269
PIB de SpMky = 591

E ficamos também a saber mais um valor, o peso do estado na economia de cada um dos estados:
Império Brasileiro: 57% do PIB
SpMky: 56% do PIB

Parte III - Mas o meu orçamento militar é enorme e tenho um PIB à nação africana?

Provavelmente por teres um orçamento militar enorme é que tens um PIB à nação africana, não se pode ter o melhor dos dois mundos. A união soviética tambem era um grande poder e tinha um terço do PIB dos USA, poder económico não simboliza poder militar.....embora calma que ainda há mais....

Parte IV - Quem é que vai calcular toda esta M%$da?

Bem, vocês. Seria cruel pedir a um único individuo que faça estes cálculos todos sozinho. Fazer o cálculo de uma só nação não leva muito tempo no entanto (e os inactivos até podiam pedir a alguém para o fazer quando eles não aparecem), seria um pouco como a entrega dos dos impostos, de 2 meses em 2 meses (ou mais) o pessoal calculava os seus PIB´s e economias e postava os resultados num tópico geral. Claro que há sempre a hipótese de alguém mentir nos resultados, mas se isso acontecesse (e caso fosse o líder da economia andaria a ver), seria exactamente como com os impostos, haveria penalizações, provavelmente com a perda de metade do orçamento militar ou algo assim.

edit: enganei-me nos prazos de alteração dos PIB´s, de mês em mês é demasiado frequente

Parte V - O Peter passou-se finalmente dos cornos?

Sim, receio bem que a faculdade me levou finalmente à loucura...


Continua com a explicação do novo modelo económico baseado nestes dados.....mas se quiserem podem já ir discutindo isto....


Britannia
Britannia

Número de Mensagens : 7778
Idade : 35
Capital : Camelot
Regime Politico : Monarquia Constitucional
Chefe de Estado : Interregno
Data de inscrição : 31/07/2008

http://www.nationstates.net/greenaldia

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão para uma nova economia.... Empty Re: Sugestão para uma nova economia....

Mensagem  Britannia Sex Dez 16, 2011 10:25 pm

Parte VI - Espera, ter um PIB baixo significa que a minha nação é pobre? (O caso do PIB PPP vs Nominal)

Não, podes fazer RP interno como quiseres, até podes dizer que todos os teus cidadãos tomam banho em champanhe, ou caso tenhas um PIB muito elevado também podes dizer que a maioria da tua população vive na miséria. Se o champanhe custar uma ninharia no dinheiro da tua terra, é natural que os teus cidadãos possam consumir muito, só que o problema é esse champanhe no mercado mundial não vale nada, bem como o dinheiro dos teus cidadãos. O caso da China na vida real é um exemplo, o poder de compra de um Chinês é 1900 dólares, a preços internacionais, a preços internos é 5000 dólares. Podem explicar discrepâncias muito grandes com diferenças no valor da moeda, de todas as formas isto não está feito de forma a que o PIB mais elevado ganhe assim sem mais nada.

Parte VII - Fizeste isto para te beneficiar.

Curiosamente não, até acho que vou ter um PIB muito baixo neste momento porque a Greenaldia (a minha nação NS feeder) tem valores de Retail e Insurance muito baixos, logo acho que vou estar atrás de muitas nações em termos económicos ao mesmo tempo que tenho muito poder militar (vou ser uma Rússia Laughing ), mas não sei, ainda não fiz os cálculos para mim.


Parte VIII - Nova economia

Temos os PIB´s, agora vamos falar da nova economia. Primeiro há que dizer que o velho sistema de pontos e empresas fica automaticamente extinto, as empresas estão dentro das economias. Quem quiser fazer RP empresarial é livre de o fazer, e deve-o fazer. Os cortes no entanto continuam completamente iguais, com algumas alterações a nível dos custos de recuperação para reflectir a nova realidade, mas continuam-se a pagar pontos para cobrir cortes, só que esses pontos são pagos a partir da tesouraria nacional.

Todos começamos com uma quantidade fixa de pontos na nossa tesouraria equivalente a metade do nosso PIB, cada um pode gerir a sua tesouraria e investir os seus pontos como quiser. Como é que faço mais pontos? Aqui é que entram os PIB's, e uma coisa que vai dinamizar muito a economia, deficits. Os pontos passam a ser feitos na diferença entre Produção/Investimento vs Governo. Se a produção é maior que o que é gasto no governo, então essa diferença é depositada como pontos adicionais na tesouraria, se pelo contrário existem mais gastos com o governo do que produção, então são retirados esses pontos da tesouraria. Os dois estados simulados, por exemplo, são deficitários.

E o que acontece quando a minha tesouraria chega a 0? Estás na bancarrota, só podes pagar aquilo que a tua produção pode pagar, logo o teu orçamento militar vai levar um corte equivalente à percentagem dos gastos no PIB que não conseguiste pagar (Ex: A nação A tem Produção = 100, Governo = 140, Deficit = 40 logo 40/240 = 17% logo 17% de corte).

E o que posso fazer para remediar isto? Muito, é só pensar. Podes directamente responder a issues no Nationstates para ver se reduzes a corrupção ou o peso do estado, ou por outro, podes ver se podes aumentar a produtividade da tua nação e dessa forma resolver o déficit, o que cria outra vertente no conceito de gerir a nação (sem ser só chegar ao nível económico superior, e meter impostos a 100%).

Mas sem ser isso, até porque leva tempo, podes sempre pedir emprestado. Vai sem dúvida haver quem tem excedentes, e quem idealize uma espécie de FMI aqui do forum, ou um banco central das alianças, as hipóteses são muitas, bem como as taxas de juro que quem empresta te pode enfiar. E se não pagar? Bem, isso é como tudo, se não pagar, não pagou (não há penalizações a nível de administração por falta de pagamento), mas confiança do "mercado" cai a fundo e isso significa que ter outro empréstimo é capaz de ser difícil. Para alem disso o emprestador pode emprestar em tranches caso não confie.....

Mas ainda há outra hipótese, simplesmente arranja que uma nação invista na tua. Sim, podem investir pontos em outra nação (mas façam RP disso) e esses pontos adicionam à produção dessa nação numa escala de 10=1, ou seja, por cada 10 pontos investidos, a outra nação ganha 1 ponto de produção, e vocês ganham uma percentagem (negociada) na economia desse país, e todos os updates essa percentagem do PIB da outra nação vai para o investidor (Ex: Investi 400 pontos na nação A, logo o orçamento ficou equilibrado, em troca desses 400 pontos recebi 10% da economia da nação A, neste updade recebo 10% dos 280 de PIB, ou seja, 28 pontos). Toda a gente ganha! bem, o investidor ganha mais porque a nação A equilibrou o orçamento, mas não está a lucrar, e o investidor está a lucrar activamente e a enriquecer. (O investidor pode ser qualquer entidade, até pode ser o FMI cá do sitio formado pelo pessoal). Também se pode tomar o caminho alternativo, e investir em outras nações para receber pontos e equilibrar o orçamento com dinheiro estrangeiro. É necessário notar também que mesmo que tenham um excedente, pode ser inteligente arranjar investidores para aumentar a produção e assim fazer mais pontos. No entanto, nacionalizações selvagens não são possíveis para não tornar isto numa cowboyada, em caso de nacionalização o investidor recebe de volta todo o seu investimento, e fica com os lucros, em troca ficam com total soberania económica, mas pensem se vale mesmo a pena caso ainda não tenham um excedente.

Mas é preciso jogar com a soberania económica, pois se uma nação tem mais que 50% da economia da outra, ganha poder sobre a gestão económica da outra, e desse modo ganha poder de veto sobre investimentos que faz (inclusive pagar cortes) e se tiver mais que 25% ganha poder para atrasar a decisão até ao update seguinte, logo é preciso ter cuidado porque os investimentos podem ser perigosos.

E pronto, é esta a minha ideia, baseia-se na realidade económica, simula a globalização, torna o jogar na economia uma necessidade caso se queira sobreviver a longo termo, e torna a diplomacia mais que nunca uma necessidade imensa para evitar surpresas. Digam-me o que acham.











Britannia
Britannia

Número de Mensagens : 7778
Idade : 35
Capital : Camelot
Regime Politico : Monarquia Constitucional
Chefe de Estado : Interregno
Data de inscrição : 31/07/2008

http://www.nationstates.net/greenaldia

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão para uma nova economia.... Empty Re: Sugestão para uma nova economia....

Mensagem  Athaulphia Sáb Dez 17, 2011 5:09 am

Shocked

Tu não tinhas que estudar não sei o qué na faculdade? Acho que vas é chumbar! Laughing

Mas falando a sério, acho que a idéia é mesmo boa, mesmo muito boa, e o único problema (que não é pequeno) é técnico: cómo pôr esses números todos a dançar. Mas acho que não havia ser difícil organizar as contas todas numa folha Excel, á que haveria que adicionar os dados do NS. Se houvesse qualquer jeito de importar os dados do NS a coisa estaria óptima (de facto, não sei se já contei, mas tenho uma folha excel com uma macro que apenas carregando um botão vai ao NSeconomy, importa as tabelas e ordena os dados numa folha: com isso podo ter a economia actualizada todos os dias). Acho que já vou tratar de ver como organizar os cálculos do PIB.

Por outra parte, acho que ainda se podem debater qué dados do NS deberão ser tidos em conta: por exemplo, opino que o "public transport" devia ter qualquer influência, como reflexo dos investimentos em infraestruturas (rodovías, caminhos de ferro, aeroportos...). Se de um jeito qualquer arranjassemos a maneira de "automatizar" os cálculos, podiamos ter em conta mais valores. Aliás, acho que debemos calcular primeiro a situação de todos para ajustar os factores de correção: pensem que se a final dá em que todos somos deficitários, o sistema dos investimentos não funcionaria, porque ninguém teria um centilho para investir em ningures (o que está a acontecer na zona euro com o fundamentalismo dos recortes, que nos está a levar a uma nova recessão ainda maior Rolling Eyes ).

Bem, terei que analisar mais a coisa, mas acho que é um grande começo. Parabéns, Peter.

(e tu fizeste este trabalho todo de desenhar o sistema apenas ontem? Shocked Porque os numerinhos do NS começaram a funcianar há mal 24 horas!)
Athaulphia
Athaulphia
OCDE

Número de Mensagens : 2086
Capital : Athaulphópolis
Regime Politico : República Democrática Parlamentarista
Chefe de Estado : Presidente Ignacio Noguerol
Data de inscrição : 28/08/2008

http://www.nationstates.net/athaulphia

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão para uma nova economia.... Empty Re: Sugestão para uma nova economia....

Mensagem  Britannia Sáb Dez 17, 2011 11:57 am

Tu não tinhas que estudar não sei o qué na faculdade? Acho que vas é chumbar!
Laughing Não pá, eu tinha de fazer trabalhos (papers), nunca estudo muito sem ser ler os artigos ou os livros, quanto mais estudo piores notas tenho (true story) prefiro sair das aulas directamente para os exames.

Mas falando a sério, acho que a idéia é mesmo boa, mesmo muito boa, e o único problema (que não é pequeno) é técnico: cómo pôr esses números todos a dançar. Mas acho que não havia ser difícil organizar as contas todas numa folha Excel, á que haveria que adicionar os dados do NS. Se houvesse qualquer jeito de importar os dados do NS a coisa estaria óptima (de facto, não sei se já contei, mas tenho uma folha excel com uma macro que apenas carregando um botão vai ao NSeconomy, importa as tabelas e ordena os dados numa folha: com isso podo ter a economia actualizada todos os dias). Acho que já vou tratar de ver como organizar os cálculos do PIB.
É assim, eu sugerir cada um ser responsável e tratar do seu PIB.....mas se conseguires fazer uma folha dessas, eu (caso me aceitem enquanto responsável da economia) trato disso e dos déficits e etc sem problemas. Só não tenho é muito talento a fazer folhas de excel, o meu talento com ferramentas do office e da adobe é fazer as coisas bonitas, nunca funcionais.

Por outra parte, acho que ainda se podem debater qué dados do NS deberão ser tidos em conta: por exemplo, opino que o "public transport" devia ter qualquer influência, como reflexo dos investimentos em infraestruturas (rodovías, caminhos de ferro, aeroportos...). Se de um jeito qualquer arranjassemos a maneira de "automatizar" os cálculos, podiamos ter em conta mais valores. Aliás, acho que debemos calcular primeiro a situação de todos para ajustar os factores de correção: pensem que se a final dá em que todos somos deficitários, o sistema dos investimentos não funcionaria, porque ninguém teria um centilho para investir em ningures (o que está a acontecer na zona euro com o fundamentalismo dos recortes, que nos está a levar a uma nova recessão ainda maior ).
Sim, claro que se pode debater, como disse logo na introdução, tudo o que sugeri está sujeito a debate. Eu não coloquei esses valores "health, public transport e welfare" porque achei que ia inflacionar ainda mais o valor de governo e ai tínhamos mesmo todos deficits. Mas como disseste, podíamos era meter public transport na secção do investimento (que conta como produção), welfare nos gastos do governo, e health podíamos contar como governo, ou investimento (construção de hospitais novos, etc), é algo para debate.

Mas tem mesmo que ser automatizado se vamos para isso porque senão é uma dor de cabeça. E temos realmente que ver os resultados, isto não funciona se temos todos déficits, ou se temos todos surplus (Por exemplo, fui simular Portugal e ele teria um surplus de quase 260 pontos, logo se calhar teremos que aumentar o peso do governo), é algo para discutir.

Bem, terei que analisar mais a coisa, mas acho que é um grande começo. Parabéns, Peter.

(e tu fizeste este trabalho todo de desenhar o sistema apenas ontem? Porque os numerinhos do NS começaram a funcianar há mal 24 horas!)
Tenho andado muito ausente, logo é a minha forma de contribuir algo para comunidade. E visto que nesta fase do campeonato tenho mais cafeína que sangue nas veias, consigo escrever e desenvolver as coisas rapidamente, alem disso era uma ideia que tinha há muito tempo, só que até agora simplesmente não haviam os dados, quando eles apareceram foi só aplicar a nova realidade aos dados existentes.

Britannia
Britannia

Número de Mensagens : 7778
Idade : 35
Capital : Camelot
Regime Politico : Monarquia Constitucional
Chefe de Estado : Interregno
Data de inscrição : 31/07/2008

http://www.nationstates.net/greenaldia

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão para uma nova economia.... Empty Re: Sugestão para uma nova economia....

Mensagem  Athaulphia Sáb Dez 17, 2011 5:56 pm

Bem, já fiz uma tabela com as fórmulas, mas tenho algumas dúvidas: os dados de valor negativo.

Há industrias que têm puntuações negativas no NS. Ao toma-los para calcular a produção, tomamo-los com esse valor negativo ou fazemo-los iguais a 0? No primeiro cálculo mantive o valor negativo que fôr, mas em algumas ocasiões o resultado era um valor do sector do PIB também negativo, e alguns paises dão PIB negativo! Acho que nesses caso há que considerar 0.

Em algúns dos dados já explicaste o que há que fazer (freedom from corruption - acho que o custo positivo não debia ser assim tão penalizado como o positivo, mas isso já se falará); e em outros acho que faz sentido considerar os valores negativos (stupidity, para restar o valor da information technology e saber o valor do sector quaternário - mas... o qué fazer se o resultado do sector quaternário é menor que 0? Melhor considera-lo 0, não é?).

Era bom definir quais dos valores empregados e calculados podem ser menores que 0 e quais não (e serão considerados 0).
Athaulphia
Athaulphia
OCDE

Número de Mensagens : 2086
Capital : Athaulphópolis
Regime Politico : República Democrática Parlamentarista
Chefe de Estado : Presidente Ignacio Noguerol
Data de inscrição : 28/08/2008

http://www.nationstates.net/athaulphia

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão para uma nova economia.... Empty Re: Sugestão para uma nova economia....

Mensagem  Britannia Sáb Dez 17, 2011 6:14 pm

Sim, sim, eu nunca considerei nada negativo, até porque um PIB negativo é impossível, sempre que apareciam valores negativos considerei zero (não sei como é que no tratado que escrevi me esqueci de referir isso Shocked ), não ter nada é o máximo do que não se pode ter.

e em outros acho que faz sentido considerar os valores negativos (stupidity, para restar o valor da information technology e saber o valor do sector quaternário - mas... o qué fazer se o resultado do sector quaternário é menor que 0? Melhor considera-lo 0, não é?).
Sim sim, se é zero significa que não existe sector quaternário, que a economia é demasiado low tech para ele existir.....o que faz sentido, nem todas as economias no mundo actualmente têm sectores de tecnologia da informação.

freedom from corruption - acho que o custo positivo não debia ser assim tão penalizado como o positivo, mas isso já se falará
Também pensei nisso sinceramente, mas na altura achei que seria muito confuso e deixei como está. Realmente em termos lógicos é verdade, uma administração pública eficiente gasta recursos, mas nunca à escala de um sistema corrupto, e o dinheiro pelo menos sabe-se onde, e como está a ser usado. Podia-se diferenciar se o sistema se tornar automático.
Britannia
Britannia

Número de Mensagens : 7778
Idade : 35
Capital : Camelot
Regime Politico : Monarquia Constitucional
Chefe de Estado : Interregno
Data de inscrição : 31/07/2008

http://www.nationstates.net/greenaldia

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão para uma nova economia.... Empty Re: Sugestão para uma nova economia....

Mensagem  Britannia Dom Dez 18, 2011 9:08 pm

Pessoal, estejam à vontade para dizerem o que acham disto. É impossível não comunicar, lá dizem os rapazes de Palo Alto, logo ao não dizerem nada estão-me a comunicar que ou se estão a cagar, ou que acham isto demasiado complexo, e gostava de saber.

Até posts como...
URS escreveu:O Peter é um imbecil e espero secretamente que morra violado por orangotangos. Se pegar nesta ideia e a usar como papel higiénico numa prisão turca não reflecte bem o quanto acho que é péssima, não há força no universo que meça o quanto acho esta ideia estúpida.
...são melhores que absolutamente nada.....

Britannia
Britannia

Número de Mensagens : 7778
Idade : 35
Capital : Camelot
Regime Politico : Monarquia Constitucional
Chefe de Estado : Interregno
Data de inscrição : 31/07/2008

http://www.nationstates.net/greenaldia

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão para uma nova economia.... Empty Re: Sugestão para uma nova economia....

Mensagem  Bahia Dom Dez 18, 2011 9:39 pm

Problema número 1 Onde eu arrumo os raios dos dados pra fazer as contas?
Problema Número 2 isso muda toda a configuração de RP fazendo com que se demande mais tempo ao RP já que teremos que estar ativos não apenas aqui mas no NS também
Bahia
Bahia

Número de Mensagens : 1291
Capital : Cidade Imperial de Salvador
Regime Politico : Monarquia
Chefe de Estado : Imperador Gabriel Bertochi
Data de inscrição : 17/12/2009

http://www.nationstates.net/nation=brasil_do_norte

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão para uma nova economia.... Empty Re: Sugestão para uma nova economia....

Mensagem  Britannia Seg Dez 19, 2011 7:31 am

Bahia escreveu:Problema número 1 Onde eu arrumo os raios dos dados pra fazer as contas?
Problema Número 2 isso muda toda a configuração de RP fazendo com que se demande mais tempo ao RP já que teremos que estar ativos não apenas aqui mas no NS também
Se seguiste a discussão, e dá para ver que não, eu e o Athaulphia já estamos a discutir um automatização das contas através de uma folha de excel. Ferramenta agradável para colocar também os dados, ninguém morre por usar o excel, ou então uma folha de word, eu consegui fazer as contas em 2 minutos sem nenhuma ferramenta especial, e se for automatizado nem ninguém precisa de fazer contas.

O NS não ocupa tempo nenhum, de facto isolado até é uma seca, logo não vai aumentar ou diminuir tempo ao RP ter de responder a umas issues dia sim, dia não, e quem o diz é um tipo verdadeiramente sem muito tempo. Acredita que não vais perder MUITO tempo.
Britannia
Britannia

Número de Mensagens : 7778
Idade : 35
Capital : Camelot
Regime Politico : Monarquia Constitucional
Chefe de Estado : Interregno
Data de inscrição : 31/07/2008

http://www.nationstates.net/greenaldia

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão para uma nova economia.... Empty Re: Sugestão para uma nova economia....

Mensagem  Athaulphia Seg Dez 19, 2011 11:24 am

É certo, eu já fiz uma folha excel com todas as fórmulas e retirei os dados de todos para os cálculos. Esse é o único trabalho difícil (buscar os dados e copia-los para a folha), mas acho que uma vez feita a folha, apenas me levou 5 minutos. Tratei de fazer a utilização da folha o mais simples e rápida possível. Para isso coloquei cada categoría de dados em colunas e cada nação numa fileira: com este sistema, os passos a seguir são:

1º: ir ao "analysis" do NS e selecionar todas as nações do RP, se for possível na mesma ordem que estão na folha.

2º: ir vendo cada valor (indústria tal, corrupção tal...) selecionando no despregável.

3º: copiar os dados na coluna correspondente. Ao estar postos em coluna, é apenas apontar e "enter", apontar e "enter", apontar e "enter"...

4º: passar à seguinte categoria no despregável e voltar a copiar, até completar os dados de origem.

5º: e pronto, todas as fórmulas estão implementadas e os cálculos são imediatos. Nem macros são necessárias (ainda que pensei numa que gerase uma tabela de resultados em código html, para apenas copiar e postar no fórum - terei que pensar um bocado...)

Por certo, Peter, quanto ao de penalizar mais a corrupção do que a não-corrupção, é mesmo simples, com uma simples fórmula condicional na folha de cálculo: se o valor "freedom from corruption" é positivo, divíde-se por 2 (por exemplo), e se é negativo déixa-se estar (ou o positivo mantem-se e o negativo multiplíca-se por tal...)

Depois tratarei de postar cá os resultados. Tenho apenas uma dúvida: Omaha tem uma corrupção muito alta, mas o seu "tamanho do governo" é negativo, e isso da-lhe uma poupança pouco crível ao estado (a mais corrupção, menos gasto no governo?). No demais, todos os países têm superavit, exceto os dois Brasís e SpMky, que são deficitários (ou eram: os dados são de faz dois dias). Quando eu postar a folha, falamos.
Athaulphia
Athaulphia
OCDE

Número de Mensagens : 2086
Capital : Athaulphópolis
Regime Politico : República Democrática Parlamentarista
Chefe de Estado : Presidente Ignacio Noguerol
Data de inscrição : 28/08/2008

http://www.nationstates.net/athaulphia

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão para uma nova economia.... Empty Re: Sugestão para uma nova economia....

Mensagem  URS Ter Dez 20, 2011 7:12 am

Eu estou sem tempo e isto é um texto enorme. Prometo que vou tentar ler agora nas férias e deixar a minha opinião.
URS
URS
Internacional Socialista

Número de Mensagens : 14751
Capital : Valtland
Regime Politico : Socialismo
Chefe de Estado : Maximus Thorvald
Data de inscrição : 14/08/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão para uma nova economia.... Empty Re: Sugestão para uma nova economia....

Mensagem  Bahia Qua Dez 21, 2011 7:59 pm

Industry: Automobile Manufacturing deveria contar como setor secundário também...
Bahia
Bahia

Número de Mensagens : 1291
Capital : Cidade Imperial de Salvador
Regime Politico : Monarquia
Chefe de Estado : Imperador Gabriel Bertochi
Data de inscrição : 17/12/2009

http://www.nationstates.net/nation=brasil_do_norte

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão para uma nova economia.... Empty Re: Sugestão para uma nova economia....

Mensagem  Britannia Qua Dez 21, 2011 8:53 pm

Bahia escreveu:Industry: Automobile Manufacturing deveria contar como setor secundário também...
Está incluído em Sector: Manufacturing, logo não precisa de entrar a duplicar.
Britannia
Britannia

Número de Mensagens : 7778
Idade : 35
Capital : Camelot
Regime Politico : Monarquia Constitucional
Chefe de Estado : Interregno
Data de inscrição : 31/07/2008

http://www.nationstates.net/greenaldia

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão para uma nova economia.... Empty Re: Sugestão para uma nova economia....

Mensagem  Brasil Qui Dez 22, 2011 9:13 am

O Peter me deu uma aula de economia praticamente, é como se eu tivesse lido novamente "O Desenvolvimentismo Brasileiro". Mais tarde eu disserto aqui também minha opinião. Agora pra mim não dá porque estou acessando o fórum do celular.
Brasil
Brasil

Número de Mensagens : 961
Idade : 29
Capital : Brasília (Brasil) e São Paulo (SP)
Regime Politico : Monarquia Constitucional Parlamentar / República Presidencialista Aristocrática (São Paulo)
Chefe de Estado : SMI&R. Imperador Maximilien I do Brasil e de São Paulo
Data de inscrição : 29/09/2010

http://www.nationstates.net/nation=SPaulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão para uma nova economia.... Empty Re: Sugestão para uma nova economia....

Mensagem  Portugal Qui Dez 22, 2011 12:27 pm

URS escreveu:Eu estou sem tempo e isto é um texto enorme. Prometo que vou tentar ler agora nas férias e deixar a minha opinião.

Idem... Mas prometo que quero ler esta interessantíssima dissertação sobre Economia! Do pouco que li, pareceu-me ser o sistema mais perfeito de Economia RP até agora Wink

Parabéns Peter!
Portugal
Portugal

Número de Mensagens : 3627
Capital : Lisboa/Madrid
Regime Politico : Monarquia Constitucional
Chefe de Estado : Sua Alteza Real D. Afonso VIII de Portugal, XIV das Espanhas
Data de inscrição : 18/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão para uma nova economia.... Empty Re: Sugestão para uma nova economia....

Mensagem  Athaulphia Qui Dez 22, 2011 3:51 pm

Com os dados de Centric, já fiz a primeira tabela com a nova economia, seguindo as fórmulas do Peter. Demorei uns 15 minutos a copiar todos os dados de origem do NS. Esta seria a situação de hoje, aplicando esse modelo:

Sugestão para uma nova economia.... Tabelapeter1

(melhor cliquem para ver, pois é possível que as últimas colunas não se vejam)

Omaha está marcado em amarelo, porque com ele acontecem coisas exquisitas: é o país mais corrupto do RP (-218 pontos em "freedom from corruption"; o seguinte é a Bahia com -155, e o menos corrupto é Athaulphia Cool com 98), mas como ele tem "government size" em negativo (-8, é o único em negativo), o seu extremadamente corrupto governo poupa milhões ao país! Iso é uma coisa que há que corrigir de qualquer jeito.

Sem contar Omaha, o resto dos países do mundo geram um superavit ao todo de 1395 pontos e apenas 3 países estão em deficit. Se calhar há que mudar os coeficientes para que a coisa seja mais...interesante.
Athaulphia
Athaulphia
OCDE

Número de Mensagens : 2086
Capital : Athaulphópolis
Regime Politico : República Democrática Parlamentarista
Chefe de Estado : Presidente Ignacio Noguerol
Data de inscrição : 28/08/2008

http://www.nationstates.net/athaulphia

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão para uma nova economia.... Empty Re: Sugestão para uma nova economia....

Mensagem  Britannia Qui Dez 22, 2011 4:40 pm

Várias coisas:

1 - Quero agradecer ao Adolfo pelo esforço que está a meter nisto, está a ser uma parte importantíssima disto, e acho que se isto for para a frente merece sem dúvida ser reconhecido como co-autor de todo o projecto. Também agradeço os parabéns que me mandam, mas não exagerem que ainda não está nada nem fixo, nem estabelecido.

2 - O caso de Omaha é tramado, mas acho que não se deve considerar como negativo, mas sim 0 como peso do governo....o que é justo, porque ele tem 0% de impostos, e simula até mesmo aqui um regime ultra-capitalista/corporativista, e assim o que ele perde em termos de poder militar, ganha em termos de poder económico.

3 - Realmente tendo tudo superavits a coisa fica com menos piada.....por isso gostava de sugerir ao Adolfo introduzir nos gastos do governo os seguintes gastos: "public healthcare" e "public transport", é que estive a ver e são realmente pesos pesados para diminuir excedentes, e se isso não chegar podemos aplicar ou modificadores, ou vamos tambem contar com os gastos militares. Diz-me o que achas.
Britannia
Britannia

Número de Mensagens : 7778
Idade : 35
Capital : Camelot
Regime Politico : Monarquia Constitucional
Chefe de Estado : Interregno
Data de inscrição : 31/07/2008

http://www.nationstates.net/greenaldia

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão para uma nova economia.... Empty Re: Sugestão para uma nova economia....

Mensagem  Portugal Qui Dez 22, 2011 5:28 pm

continuo a ser os "USA" do jogo... Cool
Portugal
Portugal

Número de Mensagens : 3627
Capital : Lisboa/Madrid
Regime Politico : Monarquia Constitucional
Chefe de Estado : Sua Alteza Real D. Afonso VIII de Portugal, XIV das Espanhas
Data de inscrição : 18/01/2009

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão para uma nova economia.... Empty Re: Sugestão para uma nova economia....

Mensagem  Brasil Qui Dez 22, 2011 8:21 pm

Portugal escreveu:continuo a ser os "USA" do jogo... Cool
O Brasil hoje está passando de um estado instavel para uma democracia sólida. Logo em breve deve virar república mas continuando com o sistema monetário estável. O Brasil de fato é "O Gigante Adormecido", enquanto a Bahia é o nosso "Irã".
Brasil
Brasil

Número de Mensagens : 961
Idade : 29
Capital : Brasília (Brasil) e São Paulo (SP)
Regime Politico : Monarquia Constitucional Parlamentar / República Presidencialista Aristocrática (São Paulo)
Chefe de Estado : SMI&R. Imperador Maximilien I do Brasil e de São Paulo
Data de inscrição : 29/09/2010

http://www.nationstates.net/nation=SPaulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão para uma nova economia.... Empty Re: Sugestão para uma nova economia....

Mensagem  Brasil Qui Dez 22, 2011 8:32 pm

Peter, em relação aos gastos. Eu acredito que o sistema de pontuação proposto por você é excelente. Mas ainda devemos aperfeiçoar. Porque no RP eu tenho uma política totalmente destoante do que eu pratico nas Issues do NS. Nas Issues do NS eu procuro apenas pontos para minhas Forças Armadas e manter uma relativa estabilidade econômica.

No meu RP eu tenho um enorme parque industrial extremamente interligado entre si por uma gigantesca malha rodoviária, hidroviária e ferroviária. Além de um enorme centro agropecuário e um enorme centro comercial e financista (Economias de terceira e quarta geração, que no caso é representado pelo Estado Livre de São Paulo, minha nação-colônia). Então, se formos levar em consideração muito destes dados estaremos nos atrelando mais ainda à simulação socioeconômica do Nation States e degredando parte do nosso RP. E também, no meu RP o único crime punivel com morte é Corrpução e segundo o próprio RP eu tenho um capitalismo de estado, um capitalismo que possui um planejamento por parte do estado, com planejamento longo-médio prazo (vide minhas empresas: BANESPA, FEPASA e PETROPAULO).

Já políticamente, novamente entramos em confronto Nation States e RP do Fórum: Eu tenho no meu RP uma máquina estatal enxuta e totalmente transparente, tenho eleições com regularidade, direitos civis dignos de uma democracia liberal mas o NS me rotula como "Extrema-Direita", e ai, como faremos em um caso complexo como este?

Mas de qualquer jeito, meus parabéns, você Peter e o Adolfo pela força que estão empreendendo nesse projeto. Forza!
Brasil
Brasil

Número de Mensagens : 961
Idade : 29
Capital : Brasília (Brasil) e São Paulo (SP)
Regime Politico : Monarquia Constitucional Parlamentar / República Presidencialista Aristocrática (São Paulo)
Chefe de Estado : SMI&R. Imperador Maximilien I do Brasil e de São Paulo
Data de inscrição : 29/09/2010

http://www.nationstates.net/nation=SPaulo

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão para uma nova economia.... Empty Re: Sugestão para uma nova economia....

Mensagem  Bahia Qua Dez 28, 2011 6:41 pm

Só temos um problema enquanto o sistema novo não é aprovado vai passando os pontos aí pq a gnt já tá a um tempão sem ver os pontos... deveria vir com juros...
Bahia
Bahia

Número de Mensagens : 1291
Capital : Cidade Imperial de Salvador
Regime Politico : Monarquia
Chefe de Estado : Imperador Gabriel Bertochi
Data de inscrição : 17/12/2009

http://www.nationstates.net/nation=brasil_do_norte

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão para uma nova economia.... Empty Re: Sugestão para uma nova economia....

Mensagem  Britannia Qua Dez 28, 2011 7:21 pm

Império Brasileiro escreveu:Peter, em relação aos gastos. Eu acredito que o sistema de pontuação proposto por você é excelente. Mas ainda devemos aperfeiçoar. Porque no RP eu tenho uma política totalmente destoante do que eu pratico nas Issues do NS. Nas Issues do NS eu procuro apenas pontos para minhas Forças Armadas e manter uma relativa estabilidade econômica.

No meu RP eu tenho um enorme parque industrial extremamente interligado entre si por uma gigantesca malha rodoviária, hidroviária e ferroviária. Além de um enorme centro agropecuário e um enorme centro comercial e financista (Economias de terceira e quarta geração, que no caso é representado pelo Estado Livre de São Paulo, minha nação-colônia). Então, se formos levar em consideração muito destes dados estaremos nos atrelando mais ainda à simulação socioeconômica do Nation States e degredando parte do nosso RP. E também, no meu RP o único crime punivel com morte é Corrpução e segundo o próprio RP eu tenho um capitalismo de estado, um capitalismo que possui um planejamento por parte do estado, com planejamento longo-médio prazo (vide minhas empresas: BANESPA, FEPASA e PETROPAULO).

Já políticamente, novamente entramos em confronto Nation States e RP do Fórum: Eu tenho no meu RP uma máquina estatal enxuta e totalmente transparente, tenho eleições com regularidade, direitos civis dignos de uma democracia liberal mas o NS me rotula como "Extrema-Direita", e ai, como faremos em um caso complexo como este?

Mas de qualquer jeito, meus parabéns, você Peter e o Adolfo pela força que estão empreendendo nesse projeto. Forza!

Isto já foi discutido, e (infelizmente) nunca houve ligação entre as liberdades politicas do RP e as do Nationstates. Quanto à parte económica, é muito possível que existam situações de alguma injustiça, mas os países podem ser alterados com o tempo, e se calhar pode prejudicar um pouco o RP, mas por outro lado também é verdade que neste momento existe escasso, se é que existe algum RP económico, isto ia dinamizar a simulação. Acredita que compreendo a tua situação, eu também simulo o Império Britânico como uma poderosa economia, mas neste cenário só tenho basicamente uma economia do conhecimento, aliado a um PIB baixo, quase nenhuma industria e fraco comércio.

Já pensei em termos duas nações, uma para as forças militares e outra para a economia, mas isso ia derrotar o propósito de alguém ter que escolher entre ter uma força militar poderosa, ou uma economia poderosa, mas como disse, está tudo aberto a discussão. O lado positivo é que partimos todos de uma situação semelhante, todos andamos sempre a preparar uma nação para a guerra, não para a economia.
Britannia
Britannia

Número de Mensagens : 7778
Idade : 35
Capital : Camelot
Regime Politico : Monarquia Constitucional
Chefe de Estado : Interregno
Data de inscrição : 31/07/2008

http://www.nationstates.net/greenaldia

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão para uma nova economia.... Empty Re: Sugestão para uma nova economia....

Mensagem  Britannia Qua Dez 28, 2011 7:23 pm

Bahia escreveu:Só temos um problema enquanto o sistema novo não é aprovado vai passando os pontos aí pq a gnt já tá a um tempão sem ver os pontos... deveria vir com juros...
Não. Isso meto o pé em baixo. Se o novo sistema começar, é para começar a sério, e não para se confundir com o passado.

E o Nuno não tem tido tempo para distribuir os pontos, o que é para respeitar porque ele já faz isto de boa vontade e não porque o tem que fazer.
Britannia
Britannia

Número de Mensagens : 7778
Idade : 35
Capital : Camelot
Regime Politico : Monarquia Constitucional
Chefe de Estado : Interregno
Data de inscrição : 31/07/2008

http://www.nationstates.net/greenaldia

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão para uma nova economia.... Empty Re: Sugestão para uma nova economia....

Mensagem  Bahia Qua Dez 28, 2011 7:36 pm

Tá, tenho governo corrupto, mas tenho poucos gastos públicos... como é que fica a situação?
Bahia
Bahia

Número de Mensagens : 1291
Capital : Cidade Imperial de Salvador
Regime Politico : Monarquia
Chefe de Estado : Imperador Gabriel Bertochi
Data de inscrição : 17/12/2009

http://www.nationstates.net/nation=brasil_do_norte

Ir para o topo Ir para baixo

Sugestão para uma nova economia.... Empty Re: Sugestão para uma nova economia....

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos