Votação: role-play económico
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Trondheim
Lapália
Britannia
Kalmar
Scream_off
SpMky
URS
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A proposta deve ser colocada em prática?
Votação: role-play económico
Nota: isto não é vinculativo, é só para sentir o pulso ao fórum. Quando votarem digam, para no fim bater certo (não quero puppets nem quem não faz rp a votar).
A proposta é a seguinte:
Regras do Role-Play Económico
1 - Início da participação
Cada país começa com 5 empresas, valendo cada empresa x pontos, ou seja, a primeira coisa a fazer seria cada país postar a seguinte informação:
x - Empresa A (área de actuaçao da empresa - país)
x - Empresa B (área de actuaçao da empresa - país)
x - Empresa C (área de actuaçao da empresa - país)
x - Empresa D (área de actuaçao da empresa - país)
x - Empresa E (área de actuaçao da empresa - país)
O x é igual ao vosso GDP em biliões. Seguindo o exemplo, para um país com GDP de $489,594,646,476,485, o x=489. Países com x<100, ficariam automaticamente com x=100.
2 - Valorização e desvalorização de empresas
Mensalmente, cada país ganha x pontos, sendo este x=número de biliões de habitantes que a vossa nação tem no nationstates.net menos uma penalização se não tiverem a economia em Frightning.
País A com população de 9.914 biliões de habitantes com economia em Frightning receberia mensalmente 9 pontos, a ser distribuidos livremente pelas suas empresas. Se a economia estiver no nível abaixo (all-consuming), receberia apenas 8, e assim sucessivamente por cada nível abaixo de Frightning.
Exemplo:
A URS tem economia em frightning e 12 biliões de habitantes, por isso em cada mês ganhava 12 pontos para distribuir da maneira que quiser entre as suas empresas. Se a economia estivesse em all-consuming, só receberia 11 pontos, etc.
A URS poderia distribuir o seus 12 pontos da seguinte forma:
x+5 - Empresa A (área de actuaçao da empresa - país)
x+5 - Empresa B (área de actuaçao da empresa - país)
x+1 - Empresa C (área de actuaçao da empresa - país)
x+1 - Empresa D (área de actuaçao da empresa - país)
x+0 - Empresa E (área de actuaçao da empresa - país)
3 - Compra e venda de acções
Aqui precisamos de ter 2 jogadores para exemplificar, por isso vamos considerar os seguintes países e respectivas empresas:
URS
100 - Construtora Popular Nacional (construção civil - URS)
100 - WestGaz (energia - URS)
100 - INADM (armamento - URS)
100 - StarSat (telecomunicações - URS)
100 - Companhia das Minas Gerais (metais e minérios - URS)
Athaulphia
100 - Pescanova (pesca - ATH)
100 - Xeconsa (construção civil - ATH)
100 - ENE (energia - ATH)
100 - BASF (químicos - ATH)
100 - INDITEX (têxteis - ATH)
Imaginem que a WestGaz oferecia 10 pontos por 10% da ENE e o Athaulphia aceitava e decidia investir esses 10 pontos na Xeconsa. As estatísticas das empresas mudavam para o seguinte:
90 - WestGaz (energia - URS)
100 - ENE (energia - ATH) 10% WestGaz (URS)
110 - Xeconsa (construção civil - ATH)
A WestGaz enfraqueceu devido ao dinheiro que gastou, mas ficou com um bem (10% da ENE) que pode vender a outra empresa a qualquer altura por qualquer preço.
Athaulphia por sua vez viu uma empresa sua perder 10% para estrangeiros, mas ganhou 10 pontos que permitiram à Xeconsa tornar-se mais poderosa.
É desta forma que os países mais fracos podem sacar pontos. Por exemplo levar 10% de uma empresa a leilão e ver que potência dá mais. Neste caso se o Athaulphia fosse teimoso tentava negociar, e imaginamos que conseguia vender os 10% por 30 pontos. A WestGaz precisava de mais tempo para recuperar e Athaulphia tinha mais pontos para distribuir pelas empresas dele.
4 - Empresas que mudam de jogador
Imaginem o seguinte cenário:
1000 - WestGaz (energia - URS)
300 - ENE (energia - ATH) 10% WestGaz (URS)
150 - Xeconsa (construção civil - ATH)
A WestGaz é um gigante mundial e quer comprar de vez a ENE, ou seja, pelo menos 51%. Faz uma oferta de 800 pontos e Athaulphia aceita. Neste caso, a ENE deixa de ser uma empresa de Athaulphia e passa a entrar no portfolio da URS. Athaulphia decidiu investir tudo na Xeconsa, de forma a torná-la numa das maiores empresas do mundo (esta distribuição podia ser feita da maneira que ele entender, claro...), ficaria assim:
200 - WestGaz (energia - URS)
300 - ENE (energia - URS) 49% (ATH)
950 - Xeconsa (construção civil - ATH)
A ENE passou a ser uma empresa da URS com 49% de capital de Athaulphia, ou seja, se a URS conseguisse vender a ENE à FUS por 1000 pontos, Athaulphia receberia 490.
O Athaulphia poderia vender os seus 49% a um inimigo da URS, o que o faria pensar duas vezes em atribuir mais pontos no mês seguinte a essa empresa, porque efectivamente estaria a fazer crescer a economia do inimigo da URS ao mesmo tempo.
5 - Nascimento de Novas Empresas
Quando uma empresa atingir os 1000 pontos de valor, o jogador dono dessa empresa pode "sacrificar" 500 pontos e criar uma nova empresa que começará com 100 pontos.
O jogador perdeu 400 pontos. É esse o preço a pagar para ter mais uma empresa com que brincar.
Exemplo:
1245 - Empresa D (área de actuaçao da empresa - país Y)
O país Y decide criar uma nova empresa, originando o seguinte:
745 - Empresa D (área de actuaçao da empresa - país Y)
100 - Empresa F (área de actuaçao da empresa - país Y)
6 - Falência de empresas
Nenhuma empresa pode descer aos 0 pontos, ou será considerada falida. Se um jogador deixar uma empresa 3 meses seguidos abaixo dos 50 pontos, isso significa insustentabilidade, e essa empresa falirá. O jogador que deixar uma empresa falir, leva uma multa de 100 pontos, a ser distribuídos por outras empresas suas que não tenham investimento estrangeiro. Se tiver investimento estrangeiro esse jogador ganhará a sua percentagem de pontos.
Exemplo, onde o 3m a seguir ao 20 significa 3 meses:
20 (3m) - WestGaz (energia - URS) 40% ENE (ATH)
Se até ao fim desse mês o URS não arranjar maneira de dar 30 pontos à empresa, ou seja, arranjar investidores, seja de que maneira for, ela falirá. Mas o Athaulphia não podia sair prejudicado disto, por isso ganharia 40 pontos equivalente aos 40% que tinha, e usaria esses 40 pontos nas outras empresas suas.
7 - Proibição de negócios entre empresas do mesmo país
Não pode haver troca de pontos entre empresas do mesmo país. Seguindo um exemplo anterior, a WestGaz não podia comprar outra empresas da URS e ficar com os pontos delas. Uma empresa da URS só pode comprar empresas estrangeiras ou no caso que referi anteriormente:
300 - ENE (energia - URS) 49% (ATH)
Comprar os 49% ao Athaulphia. A empresa já era da URS, mas ele estava a comprar participação estrangeira.
8 - Influência da economia no orçamento militar
Imaginemos o seguinte exemplo: guerra URS/FUS, tiros, bombas, mortos, destruição e tal. Acordo de paz e cada país perdia 40% do orçamento.
Depois só recuperavam 1% por cada 10 pontos "perdidos" pela economia (ou seja, todas as empresas simultaneamente).
Quem tem economias grandes recuperaria mais rapidamente o orçamento e quem tem economias pequenas recuperaria mais devagar. Por exemplo, se um dos países quisesse recuperar os 40% de um mês (1 ano em tempo de RP) para o outro, tinha que sacrificar 400 pontos em cada empresa. Isto na prática significava que toda a economia se dedicou aquela recuperação durante esse período de tempo.
Um país que perdesse 30% do orçamento e a empresa menos poderosa tivesse 200 pontos, nem sacrificando a economia inteira chegaria para repor o orçamento.
Isto também beneficia os países com economia activa. Como? Imaginem que o URS tinha uma economia isolada, dependia apenas dele próprio para recuperar. Se Kalmar tivesse investimentos na FUS podia "doar" pontos dele para acelerar a recuperação, comprando percentagens pequenas por valores inflacionados.
9 - Penalizações por actividades militares
As seguintes penalizações são em % do orçamento militar, que para serem recuperadas têm que seguir o processo explicado no ponto 8:
Grandes movimentações militares dentro do continente (definições reais): 0.5%
Grandes movimentações militares noutro continente (definições reais): 1%
Revolução interna pacífica: 2%
Guerra civil: a definir conforme o relatado em IC, mas nunca inferior a 5%
Intervenção rápida no continente (bombardeamento aéreo ou naval, pequena incursão militar): 1%
Intervenção rápida fora do continente (bombardeamento aéreo ou naval, pequena incursão militar): 2%
Intervenção prolongada no estrangeiro (invasão de facto): a definir conforme o relatado em IC, mas nunca inferior a 5%
Guerra aberta com dano nos dois países envolvidos: a definir conforme o relatado em IC, mas nunca inferior a 10%
A proposta é a seguinte:
Regras do Role-Play Económico
1 - Início da participação
Cada país começa com 5 empresas, valendo cada empresa x pontos, ou seja, a primeira coisa a fazer seria cada país postar a seguinte informação:
x - Empresa A (área de actuaçao da empresa - país)
x - Empresa B (área de actuaçao da empresa - país)
x - Empresa C (área de actuaçao da empresa - país)
x - Empresa D (área de actuaçao da empresa - país)
x - Empresa E (área de actuaçao da empresa - país)
O x é igual ao vosso GDP em biliões. Seguindo o exemplo, para um país com GDP de $489,594,646,476,485, o x=489. Países com x<100, ficariam automaticamente com x=100.
2 - Valorização e desvalorização de empresas
Mensalmente, cada país ganha x pontos, sendo este x=número de biliões de habitantes que a vossa nação tem no nationstates.net menos uma penalização se não tiverem a economia em Frightning.
País A com população de 9.914 biliões de habitantes com economia em Frightning receberia mensalmente 9 pontos, a ser distribuidos livremente pelas suas empresas. Se a economia estiver no nível abaixo (all-consuming), receberia apenas 8, e assim sucessivamente por cada nível abaixo de Frightning.
Exemplo:
A URS tem economia em frightning e 12 biliões de habitantes, por isso em cada mês ganhava 12 pontos para distribuir da maneira que quiser entre as suas empresas. Se a economia estivesse em all-consuming, só receberia 11 pontos, etc.
A URS poderia distribuir o seus 12 pontos da seguinte forma:
x+5 - Empresa A (área de actuaçao da empresa - país)
x+5 - Empresa B (área de actuaçao da empresa - país)
x+1 - Empresa C (área de actuaçao da empresa - país)
x+1 - Empresa D (área de actuaçao da empresa - país)
x+0 - Empresa E (área de actuaçao da empresa - país)
3 - Compra e venda de acções
Aqui precisamos de ter 2 jogadores para exemplificar, por isso vamos considerar os seguintes países e respectivas empresas:
URS
100 - Construtora Popular Nacional (construção civil - URS)
100 - WestGaz (energia - URS)
100 - INADM (armamento - URS)
100 - StarSat (telecomunicações - URS)
100 - Companhia das Minas Gerais (metais e minérios - URS)
Athaulphia
100 - Pescanova (pesca - ATH)
100 - Xeconsa (construção civil - ATH)
100 - ENE (energia - ATH)
100 - BASF (químicos - ATH)
100 - INDITEX (têxteis - ATH)
Imaginem que a WestGaz oferecia 10 pontos por 10% da ENE e o Athaulphia aceitava e decidia investir esses 10 pontos na Xeconsa. As estatísticas das empresas mudavam para o seguinte:
90 - WestGaz (energia - URS)
100 - ENE (energia - ATH) 10% WestGaz (URS)
110 - Xeconsa (construção civil - ATH)
A WestGaz enfraqueceu devido ao dinheiro que gastou, mas ficou com um bem (10% da ENE) que pode vender a outra empresa a qualquer altura por qualquer preço.
Athaulphia por sua vez viu uma empresa sua perder 10% para estrangeiros, mas ganhou 10 pontos que permitiram à Xeconsa tornar-se mais poderosa.
É desta forma que os países mais fracos podem sacar pontos. Por exemplo levar 10% de uma empresa a leilão e ver que potência dá mais. Neste caso se o Athaulphia fosse teimoso tentava negociar, e imaginamos que conseguia vender os 10% por 30 pontos. A WestGaz precisava de mais tempo para recuperar e Athaulphia tinha mais pontos para distribuir pelas empresas dele.
4 - Empresas que mudam de jogador
Imaginem o seguinte cenário:
1000 - WestGaz (energia - URS)
300 - ENE (energia - ATH) 10% WestGaz (URS)
150 - Xeconsa (construção civil - ATH)
A WestGaz é um gigante mundial e quer comprar de vez a ENE, ou seja, pelo menos 51%. Faz uma oferta de 800 pontos e Athaulphia aceita. Neste caso, a ENE deixa de ser uma empresa de Athaulphia e passa a entrar no portfolio da URS. Athaulphia decidiu investir tudo na Xeconsa, de forma a torná-la numa das maiores empresas do mundo (esta distribuição podia ser feita da maneira que ele entender, claro...), ficaria assim:
200 - WestGaz (energia - URS)
300 - ENE (energia - URS) 49% (ATH)
950 - Xeconsa (construção civil - ATH)
A ENE passou a ser uma empresa da URS com 49% de capital de Athaulphia, ou seja, se a URS conseguisse vender a ENE à FUS por 1000 pontos, Athaulphia receberia 490.
O Athaulphia poderia vender os seus 49% a um inimigo da URS, o que o faria pensar duas vezes em atribuir mais pontos no mês seguinte a essa empresa, porque efectivamente estaria a fazer crescer a economia do inimigo da URS ao mesmo tempo.
5 - Nascimento de Novas Empresas
Quando uma empresa atingir os 1000 pontos de valor, o jogador dono dessa empresa pode "sacrificar" 500 pontos e criar uma nova empresa que começará com 100 pontos.
O jogador perdeu 400 pontos. É esse o preço a pagar para ter mais uma empresa com que brincar.
Exemplo:
1245 - Empresa D (área de actuaçao da empresa - país Y)
O país Y decide criar uma nova empresa, originando o seguinte:
745 - Empresa D (área de actuaçao da empresa - país Y)
100 - Empresa F (área de actuaçao da empresa - país Y)
6 - Falência de empresas
Nenhuma empresa pode descer aos 0 pontos, ou será considerada falida. Se um jogador deixar uma empresa 3 meses seguidos abaixo dos 50 pontos, isso significa insustentabilidade, e essa empresa falirá. O jogador que deixar uma empresa falir, leva uma multa de 100 pontos, a ser distribuídos por outras empresas suas que não tenham investimento estrangeiro. Se tiver investimento estrangeiro esse jogador ganhará a sua percentagem de pontos.
Exemplo, onde o 3m a seguir ao 20 significa 3 meses:
20 (3m) - WestGaz (energia - URS) 40% ENE (ATH)
Se até ao fim desse mês o URS não arranjar maneira de dar 30 pontos à empresa, ou seja, arranjar investidores, seja de que maneira for, ela falirá. Mas o Athaulphia não podia sair prejudicado disto, por isso ganharia 40 pontos equivalente aos 40% que tinha, e usaria esses 40 pontos nas outras empresas suas.
7 - Proibição de negócios entre empresas do mesmo país
Não pode haver troca de pontos entre empresas do mesmo país. Seguindo um exemplo anterior, a WestGaz não podia comprar outra empresas da URS e ficar com os pontos delas. Uma empresa da URS só pode comprar empresas estrangeiras ou no caso que referi anteriormente:
300 - ENE (energia - URS) 49% (ATH)
Comprar os 49% ao Athaulphia. A empresa já era da URS, mas ele estava a comprar participação estrangeira.
8 - Influência da economia no orçamento militar
Imaginemos o seguinte exemplo: guerra URS/FUS, tiros, bombas, mortos, destruição e tal. Acordo de paz e cada país perdia 40% do orçamento.
Depois só recuperavam 1% por cada 10 pontos "perdidos" pela economia (ou seja, todas as empresas simultaneamente).
Quem tem economias grandes recuperaria mais rapidamente o orçamento e quem tem economias pequenas recuperaria mais devagar. Por exemplo, se um dos países quisesse recuperar os 40% de um mês (1 ano em tempo de RP) para o outro, tinha que sacrificar 400 pontos em cada empresa. Isto na prática significava que toda a economia se dedicou aquela recuperação durante esse período de tempo.
Um país que perdesse 30% do orçamento e a empresa menos poderosa tivesse 200 pontos, nem sacrificando a economia inteira chegaria para repor o orçamento.
Isto também beneficia os países com economia activa. Como? Imaginem que o URS tinha uma economia isolada, dependia apenas dele próprio para recuperar. Se Kalmar tivesse investimentos na FUS podia "doar" pontos dele para acelerar a recuperação, comprando percentagens pequenas por valores inflacionados.
9 - Penalizações por actividades militares
As seguintes penalizações são em % do orçamento militar, que para serem recuperadas têm que seguir o processo explicado no ponto 8:
Grandes movimentações militares dentro do continente (definições reais): 0.5%
Grandes movimentações militares noutro continente (definições reais): 1%
Revolução interna pacífica: 2%
Guerra civil: a definir conforme o relatado em IC, mas nunca inferior a 5%
Intervenção rápida no continente (bombardeamento aéreo ou naval, pequena incursão militar): 1%
Intervenção rápida fora do continente (bombardeamento aéreo ou naval, pequena incursão militar): 2%
Intervenção prolongada no estrangeiro (invasão de facto): a definir conforme o relatado em IC, mas nunca inferior a 5%
Guerra aberta com dano nos dois países envolvidos: a definir conforme o relatado em IC, mas nunca inferior a 10%
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Re: Votação: role-play económico
Já votei.
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Re: Votação: role-play económico
terceiro.
Scream_off- OCDE
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Re: Votação: role-play económico
SpMky escreveu:Primeiro a votar
Impossível provar
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Re: Votação: role-play económico
Depois de votar vi que era o único. Tu, como líder - apesar de divergências ideológicas - justo que és, certamente não vais negar-me este prazer de me gabar, tendo em conta que sabes tão bem como eu que o meu voto foi o primeiro
Re: Votação: role-play económico
SpMky escreveu:Depois de votar vi que era o único. Tu, como líder - apesar de divergências ideológicas - justo que és, certamente não vais negar-me este prazer de me gabar, tendo em conta que sabes tão bem como eu que o meu voto foi o primeiro
Justo?
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Re: Votação: role-play económico
URS escreveu:SpMky escreveu:Depois de votar vi que era o único. Tu, como líder - apesar de divergências ideológicas - justo que és, certamente não vais negar-me este prazer de me gabar, tendo em conta que sabes tão bem como eu que o meu voto foi o primeiro
Justo?
É o que eu acho, mas mesmo que não o sejas eu sei que tenho a razão do meu lado
Re: Votação: role-play económico
SpMky escreveu:URS escreveu:SpMky escreveu:Depois de votar vi que era o único. Tu, como líder - apesar de divergências ideológicas - justo que és, certamente não vais negar-me este prazer de me gabar, tendo em conta que sabes tão bem como eu que o meu voto foi o primeiro
Justo?
É o que eu acho, mas mesmo que não o sejas eu sei que tenho a razão do meu lado
OK, eu dou-te esta vitória. Para a prosperidade: eu, URS, quando votei, ficou 1-1, indicando que o SpMky foi o primeiro a votar.
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Re: Votação: role-play económico
URS escreveu:SpMky escreveu:URS escreveu:SpMky escreveu:Depois de votar vi que era o único. Tu, como líder - apesar de divergências ideológicas - justo que és, certamente não vais negar-me este prazer de me gabar, tendo em conta que sabes tão bem como eu que o meu voto foi o primeiro
Justo?
É o que eu acho, mas mesmo que não o sejas eu sei que tenho a razão do meu lado
OK, eu dou-te esta vitória. Para a prosperidade: eu, URS, quando votei, ficou 1-1, indicando que o SpMky foi o primeiro a votar.
Bela ironia, tendo em conta que ainda ninguém votou contra
Re: Votação: role-play económico
Bah... 2-0...
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Re: Votação: role-play económico
Também votei.
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Re: Votação: role-play económico
9-0 e só 8 pessoas disseram que votaram
Somos 17 jogadores, o ideal era termos 17 votos.
Somos 17 jogadores, o ideal era termos 17 votos.
URS- Internacional Socialista
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Re: Votação: role-play económico
Fogo, comigo e com tudo o que apoio tens sempre um pulso de ferro, no que interessa és uma és o nosso lider incontestado! faz a decisão! lidera! GUERRA É PAZ!URS escreveu:9-0 e só 8 pessoas disseram que votaram
Somos 17 jogadores, o ideal era termos 17 votos.
Re: Votação: role-play económico
Império Britanico escreveu:Fogo, comigo e com tudo o que apoio tens sempre um pulso de ferro, no que interessa és uma és o nosso lider incontestado! faz a decisão! lidera! GUERRA É PAZ!URS escreveu:9-0 e só 8 pessoas disseram que votaram
Somos 17 jogadores, o ideal era termos 17 votos.
Eu continuo a ser o ditador supremo, mas se é para ouvir o pessoal, quantos mais opinarem melhor.
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Re: Votação: role-play económico
Com 9 já tens uma maioria, e se estás á espera que todos os 17 votem, desejo-te desde já umas boas férias de verão, e de natal, e um bom ano novo de 2011.
Re: Votação: role-play económico
Império Britanico escreveu:Com 9 já tens uma maioria, e se estás á espera que todos os 17 votem, desejo-te desde já umas boas férias de verão, e de natal, e um bom ano novo de 2011.
Acredito que pelo menos 14 votos vamos ter. ICC, Lusitia e US são os que desaparecem por grandes períodos.
URS- Internacional Socialista
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Re: Votação: role-play económico
Posso votar com a Papua para acelerar isto?URS escreveu:Império Britanico escreveu:Com 9 já tens uma maioria, e se estás á espera que todos os 17 votem, desejo-te desde já umas boas férias de verão, e de natal, e um bom ano novo de 2011.
Acredito que pelo menos 14 votos vamos ter. ICC, Lusitia e US são os que desaparecem por grandes períodos.
Re: Votação: role-play económico
Ah eu votei.
Rokolev- Número de Mensagens : 2255
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Re: Votação: role-play económico
Votei a favor. Quanto mais rápido isto estiver a andar melhor, vai trazer uma dimensão completamente nova ao jogo, e a minha esperança é que a economia substitua o actual militarismo que torna o RP enfadonho e repetitivo. Eu já tenho umas ideias para quando isto arrancar.
Burgolavia- Internacional Socialista
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Re: Votação: role-play económico
Com 10-0 vamos bem lançados. Tenho pena que algumas pessoas ainda não se tenham manifestado.
URS- Internacional Socialista
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