Comunidade NationStates Portugal
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O embaixador de Athaulphia em Roma visita o Magister Officiorum

2 participantes

Ir para baixo

O embaixador de Athaulphia em Roma visita o Magister Officiorum Empty O embaixador de Athaulphia em Roma visita o Magister Officiorum

Mensagem  Athaulphia Dom Set 28, 2008 6:55 am

O carro do embaixador athaúlphico circulava pelas transitadas ruas de Roma para a reunião. No assento traseiro o embaixador repassava seus papéis com gesto preocupado.

Federico Moa levava muitos anos em Roma e nunca tinha tido uma missão tão complicada. Tinha sido nomeado embaixador ali pelo anterior Presidente de Athaulphia, o conservador Manuel Nazario. Nazario sempre tinha sido amigo dos romanos, mantendo uma relação imelhorável com Roma. Assim, o trabalho de Moa em Roma sempre tinha sido agradável e calmo, sem complicações e mantendo boas relações com os romanos.

Quando em Athaulphia mudou o governo Moa tinha conservado seu posto: os socialistas preferiam manter em Roma a alguém com experiência em tratar com os romanos. No entanto, Moa sempre tinha temido que, com este governo, antes ou depois ia produzir-se algum choque com Roma. E esse dia tinha chegado. O carro se acercava já ao palácio onde tinha seus escritórios o Magister Officiorum romano. Até agora todas as visitas de Moa àquele local tinham sido agradáveis recepções de cortesia, mas hoje vinha tratar um tema polêmico.

Moa saudou aos guardas e ao pessoal administrativo, aos que já tinha visto várias vezes. Fez-se anunciar e esperou, dando voltas de um lado a outro com gesto nervoso.
Athaulphia
Athaulphia
OCDE

Número de Mensagens : 2086
Capital : Athaulphópolis
Regime Politico : República Democrática Parlamentarista
Chefe de Estado : Presidente Ignacio Noguerol
Data de inscrição : 28/08/2008

http://www.nationstates.net/athaulphia

Ir para o topo Ir para baixo

O embaixador de Athaulphia em Roma visita o Magister Officiorum Empty Re: O embaixador de Athaulphia em Roma visita o Magister Officiorum

Mensagem  Roma Dom Set 28, 2008 8:28 am

Federico Moa seria recebido pelo jovem Ulpius Pius, que com 23 anos já era Magister Officiorum e Senador, caso raro, mas qualidades não faltavam ao rapaze. Era famosa mundialmente e nacionalmente a sua tremênda arrogância.
Faz um gesto ao seu secretário escravo, Cocles, que lhe traz as prorrogativas das queixas Athaúlphicas...[/b]

Ulpius Pius: Cocles... Faz-nos um favor traz-nos algo para beber e a papelada... Estou a morrer de sede...

Ora bem a que se deve este rídiculo? Pensa que eu sou pago e gasto meu latim para perder o meu precioso tempo com futilidades tremendas como esta? Espero que tenha um bom justificativo!


Fica muito sério a observar moa, e com cara de poucos amigos...
Roma
Roma
Pacto de Aço

Número de Mensagens : 1418
Data de inscrição : 30/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O embaixador de Athaulphia em Roma visita o Magister Officiorum Empty Re: O embaixador de Athaulphia em Roma visita o Magister Officiorum

Mensagem  Athaulphia Dom Set 28, 2008 9:23 am

Com seus 59 anos, Moa não entendia por que os romanos tinham posto à frente de sua diplomacia a alguém tão jovem. Demasiado quiçá, para atuar com a prudência que requer esse trabalho. Mas Moa conhecia o alto nível das escolas romanas e esperava que Pius o demonstrasse. Ademais, trazia instruções muito claras de Athaulphópolis, assim que esperava que a reunião se resolvesse rapidamente, num sentido ou em outro.

- Saudações, Senador Pius. Como vejo, já foi posto a par do assunto do que venho falar-lhe, assim que pouparei detalhes, pois ao igual que você, penso que este tema deveria resolver-se rapidamente.

Moa se acomodou e começou com tom pausado:

- Como já saberá sua Exceléncia, a questão da escravatura é muito polêmica em meu país, e minha gente é muito sensível ao tema. Uma importante parte dos primeiros colonos de Athaulphia, faz 500 anos, eram escravos fugitivos, e isso é uma coisa que todos os athaúlphicos aprendem na escola primária. Por isso, nossos cidadãos estão muito concientizados contra a escravatura. Inclusive nossa Constituição a menciona, proibindo-a.

Não é nossa intenção promover a abolição da escravatura em Roma, nem inmiscuirnos em sua legislação... mas a presença de escravos em suas legações diplomáticas em Athaulphia incomoda profundamente a meu Governo, e de fazer-se pública geraria um forte escândalo. Felizmente, este assunto não transcendeu à opinião pública, o que nos permite dar-lhe uma solução satisfatória para todas as partes.

Moa adiantou-se um pouco na poltrona baixou o tom de voz, procurando certa cumplicidade:

- Não queremos que isto se converta num pulso entre os dois governos para ver quem ganha e quem cede, e por isso nos comprometemos a que, se vocês cumprem com sua parte, manteremos este assunto em segredo e negaremos publicamente e ante qualquer outro governo que tenha tido lugar. Assim ninguém poderá dizer que Roma teve que ceder, e tudo o que vocês fizessem seria um ato voluntário, e em todo caso um gesto de boa vontade.

Para isso, rogamos-lhes que retirem os escravos presentes na legação ante a Sociedade das Nações, e qualquer outro que tenham em suas embaixadas em Athaulphia. Ou, se seus proprietários o preferem, dêem-lhes a manumisión. Convençam aos proprietários, ou pressionem-nos, como melhor prefiram, mas façam-no. A cámbio, Athaulphia manterá uma discrição absoluta sobre tudo o incidente, e terá em conta este gesto no futuro.

Moa recostou-se um pouco para atrás, relaxando-se. E com o tom mais amistoso que tinha em sua voz concluiu:

- Athaulphia e Roma levam muitos anos de amizade, desde os tempos do ex-Presidente Nazario, e as boas relações se mantiveram inclusive com as mudanças de governo. Seria lamentável que essa boa relação se estragasse por um detalhe que, ainda que para vocês seja menor e insignificante, significa muito para nós. A vocês não lhes custa nada, e confiamos na milenar sabedoria de Roma para dar-lhe solução.
Athaulphia
Athaulphia
OCDE

Número de Mensagens : 2086
Capital : Athaulphópolis
Regime Politico : República Democrática Parlamentarista
Chefe de Estado : Presidente Ignacio Noguerol
Data de inscrição : 28/08/2008

http://www.nationstates.net/athaulphia

Ir para o topo Ir para baixo

O embaixador de Athaulphia em Roma visita o Magister Officiorum Empty Re: O embaixador de Athaulphia em Roma visita o Magister Officiorum

Mensagem  Roma Dom Set 28, 2008 11:19 am

Ulpius Pius: Também á 2800 anos atrás Roma era uma cidade de agricultores e não possuia escravos... Mas as coisas evoluem, e como sabe essa mão-de-obra em Roma é tão preciosa quanto ouro e diamantes. Obviamente desperdiçar escravos nos campos é coisa estapafúrdia quando há máquinas avançadas que fazem o trabalho de 1000 ou mais, não compensa. Agora possuir um servente pessoal é algo que se perde na imensidão histórica do Império... O senhor formata o seu servente conforme as suas necessidades, dá-lhe estudos, e condições dignas... Creio que muitos de vossos pobres dariam tudo para serem serventes de uma pessoa de alto nível como Julianus!
Agora como é que Tiro surgiu como escravo? Sei lá, eles aparecem-nos aqui das maneiras mais hilariantes, e desta cambada de selvagens fazemos gentes dignas de se tornarem futuros cidadãos romanos...

Veja Cocles... Se o meu pai não mo desse como prenda de anos, o que seria deste homem? Andaria perdido na terra, talvez a competir com um cão por uma refeição de lixo, aqui tem tudo que quer e lhe apetece... Já dizia Aristóteles que o amo nunca deve maltratar o escravo, porque este faz parte de si, é como uma parte do corpo! Concerteza voçê não se corta no seu braço direito por puro prazer!


Cocles apresenta-se muito limpo, muito bem penteado, barba feita, sapatos muito engraixadinhos e com uma camisa e suspensórios. Ao seu pescoço uma tabuleta em bronze indicando que é escravo de Ulpius Pius, isto dá-lhe uma certa imunidade. A gravata em Roma era só permitida aos cidadãos romanos, os escravos não a usavam, assim como os estrangeiros residentes em Roma era-lhes vetado o uso. A gravata vem substituir a Toga neste caso.

Por isso meu caro, não nos deia lições de humanismo, de vós isso não posso dizer*, mas enquanto o resto do mundo perdia horas em rituais macabros e primitivos, já os Filósofos enchiam os monumentais pórticos do Forum Romano...

Ulpius estava a ser brando com Moa, esperava que este entendesse que o Estado Romano não podia agir contra a propriedade privada de um cidadão, ainda por cima da Ordem Senatorial.

*alusão á origem romana dos athaulphicos
Roma
Roma
Pacto de Aço

Número de Mensagens : 1418
Data de inscrição : 30/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O embaixador de Athaulphia em Roma visita o Magister Officiorum Empty Re: O embaixador de Athaulphia em Roma visita o Magister Officiorum

Mensagem  Athaulphia Dom Set 28, 2008 1:51 pm

Moa suspirou silenciosamente.

- Senhor, entendo perfeitamente a tradição da instituição da escravatura em Roma e as condições dos escravos, mas neste assunto as condições… digamos materiais de seus escravos são por desgraça irrelevantes. É uma questão de direitos defendidos por nossas leis, e ainda que sabemos que não lhes podemos obrigar a cumprí-las, esperamos que, por cortesia, façam o esforço de moldar-se.

Moa olhou dissimuladamente a tabela de bronze de Cocles, e continuou:

- Os diplomatas athaúlphicos em outros países costumamos levar gravata; mas eu, como pode ver, não a uso, porque me considero obrigado a respeitar a norma romana segundo a qual só os cidadãos romanos a podem levar. Bem poderia invocar minha imunidade diplomática e meu direito a vestir-me como quisesse para levá-la, contravindo sua lei, mas isso seria uma provocação absurda, e consideramos que devemos adaptar-nos a seus costumes em tudo o possível. Por isso proibimos o uso de gravata a nosso pessoal: se um diplomata athaúlphico destinado a Roma se empenhasse em pôr-se gravata lhe pediríamos que desistisse de sua atitude para não molestar a nossos anfitriões, e se persistisse, nos obrigaria a relevar-lhe de seu posto.

Este é um caso similar, ainda que a escravatura não é uma questão de vestimenta, senão algo que afeta à dignidade humana, e por isso cremos que deveriam tomar nossas objeções em consideração. Estou seguro, e não ponho em dúvida de nenhum modo, que seus assistentes pessoais estão altamente satisfeitos com sua situação e seu trabalho. Por isso penso que o assistente do Legatus Julianus seguiria prestando seu serviço a seu amo com a mesma eficácia e diligência ainda que mudasse seu status jurídico de escravo a empregado livre.

Sei que lhes estamos pedindo algo que não tem fácil encaixe jurídico e que vocês não podem atuar contra a propriedade privada de um cidadão. Mas também sei que um homem como Julianus, em sua alta responsabilidade e sendo membro de tão elevado ordem, é antes de mais nada um patriota e um fiel servidor do Império, e que se vocês lhe expõem com clareza a importância que este assunto, ele compreenderá e saberá fazer esse pequeno sacrifício pelo Império. E nós lhe daremos todas as facilidades por nossa parte com nossa absoluta discrição.
Athaulphia
Athaulphia
OCDE

Número de Mensagens : 2086
Capital : Athaulphópolis
Regime Politico : República Democrática Parlamentarista
Chefe de Estado : Presidente Ignacio Noguerol
Data de inscrição : 28/08/2008

http://www.nationstates.net/athaulphia

Ir para o topo Ir para baixo

O embaixador de Athaulphia em Roma visita o Magister Officiorum Empty Re: O embaixador de Athaulphia em Roma visita o Magister Officiorum

Mensagem  Roma Dom Set 28, 2008 2:05 pm

Ulpius: O senhor é um estrangeiro não lhe podemos obrigar a nada... apenas a respeitar nossos costumes, assim como respeitamos os vossos...

A questão meu caro Moa, é que Julianus é um legatus ao serviço da Sociedade das Nações! Creio que me entende... Agora se for pela parte do legatus romano em Athaulphia, isso podemos falar com ele, alias creio mesmo que ele não possui escravos... Se é a pessoa que penso!

Entende? Aqui prende-se um problema de jurisdição, é que os senhores estão a exigir algo num território que não é vosso, a embaixada romana e a Sociedade das Nações! Para além das regalias e prorrogativas que um diplomata da Sociedade das Nações possui!
Roma
Roma
Pacto de Aço

Número de Mensagens : 1418
Data de inscrição : 30/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O embaixador de Athaulphia em Roma visita o Magister Officiorum Empty Re: O embaixador de Athaulphia em Roma visita o Magister Officiorum

Mensagem  Athaulphia Dom Set 28, 2008 3:47 pm

Federico Moa se sentiu mais calmo: “este é um jovem muito válido”, pensou, “sabia que as escolas romanas não podiam falhar”:

- O senhor tem razão, e lhe agradeço seu entendimento e sua boa vontade. No entanto, no caso concreto do senhor Julianus há um problema adicionado: soubemos por fontes reservadas que outros governos, representados na Sociedade das Nações, descobriram o assunto dos escravos de Julianus. Se não resolvemos esse problema de maneira discreta, tal como lhe propomos, será proposto publicamente ante a Sociedade das Nações, o que pode agravar o incidente.

Uma maioria muito ampla da Sociedade das Nações condena a escravatura, e se esse assunto fora levado a um debate público internacional, o Império Romano se encontraria em frente da maioria do mundo: cremos que, se se propõe ante a Sociedade das Nações uma resolução sobre organização interna, que proibisse a tenência de escravos nas legações, teria muitíssimas probabilidades de prosperar.

Moa baixou o tom e se acercou a Pius de novo:

- Pense, Senador Pius, que os inimigos de Roma não desaproveitarão uma oportunidade como essa para danar a imagem de seu Império e obter uma pequena “vitória”, ainda que seja só diplomática e moral, sobre vocês. Nós pensamos que a situação internacional já é bastante tensa e que devemos evitar qualquer desculpa que possa servir para gerar novas tensões.

Por isso desejamos solucionar este problema antes de que se faça público, e por isso estamos utilizando ao máximo todos nossos recursos diplomáticos para evitar o escândalo. Pense que poderíamos ter ido diretamente à Sociedade das Nações... e haveria governos estrangeiros que agora estariam desfrutando. Muitos desejariam dar-lhe uma bofetada a Roma na cara do Legatus Julianus, e por isso lhes pedimos que considerem a situação e não lhes dêem essa oportunidade. É algo benéfico para Roma e benéfico para Athaulphia.
Athaulphia
Athaulphia
OCDE

Número de Mensagens : 2086
Capital : Athaulphópolis
Regime Politico : República Democrática Parlamentarista
Chefe de Estado : Presidente Ignacio Noguerol
Data de inscrição : 28/08/2008

http://www.nationstates.net/athaulphia

Ir para o topo Ir para baixo

O embaixador de Athaulphia em Roma visita o Magister Officiorum Empty Re: O embaixador de Athaulphia em Roma visita o Magister Officiorum

Mensagem  Roma Dom Set 28, 2008 8:34 pm

Ulpius Pius: Sendo um pedido, vindo dos senhores falarei com Julianus... Agora não estranhem se Tiro continuar a trabalhar para ele...

E digam a Cassandra se mete o bedelho nisto, sou eu pessoalmente que lhe corto a língua...
Roma
Roma
Pacto de Aço

Número de Mensagens : 1418
Data de inscrição : 30/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O embaixador de Athaulphia em Roma visita o Magister Officiorum Empty Re: O embaixador de Athaulphia em Roma visita o Magister Officiorum

Mensagem  Athaulphia Seg Set 29, 2008 12:40 pm

O embaixador athaúlphico sorriu ao ouvir o nome de Cassandra Lewis: a personagem já tinha fama mundial e suas brigas constantes com os romanos já eram célebres. Moa fez um gesto de cumplicidade a Pius:

- Vejo que ao senhor não se lhe pode ocultar nada, hehe… Wink mas oficialmente eu não mencionei a ninguém.

Moa se relaxou: as coisas não tinham saído tão mau como esperava, e aquele jovem, ainda que impetuoso, sabia o que fazia.

- Lhe agradeço profundamente seus atendimentos e que me faça o favor de falar com o senhor Julianus e propor-lhe a situação, Senador Pius. Quanto a Tiro, não nos surpreenderia que seguisse trabalhando como assistente de Julianus ainda que fora manumitido: conhecemos sua boa relação com Julianus e o bom trato que Julianus lhe dispensa… de fato nos surpreenderia mais do que não seguisse com ele. Se tal coisa sucedesse, por suposto, consideraremos que sucedeu por pura vontade e conveniência do senhor Julianus e que nós não tivemos que ver.

Considerando que o assunto que tinha vindo tratar já estava resolvido, Moa tratou de relaxar o ambiente:

- E bem, Senador Pius: ainda não veio você a jantar a minha embaixada, e nos faria uma grande honra…

OOC: então, como termina a história? Julianus dá a manumisión a Tiro, ainda que siga como seu empregado, para evitar que a Cassandra meta os narizes?
Athaulphia
Athaulphia
OCDE

Número de Mensagens : 2086
Capital : Athaulphópolis
Regime Politico : República Democrática Parlamentarista
Chefe de Estado : Presidente Ignacio Noguerol
Data de inscrição : 28/08/2008

http://www.nationstates.net/athaulphia

Ir para o topo Ir para baixo

O embaixador de Athaulphia em Roma visita o Magister Officiorum Empty Re: O embaixador de Athaulphia em Roma visita o Magister Officiorum

Mensagem  Roma Seg Set 29, 2008 3:26 pm

Ulpius Pius: Por César, um pedido de desculpas em praça pública com toques de capitulação seria mais que satisfeito... Por mim, estaria a ser sodomizada por babuínos no Coliseu de Roma!

Quanto a Tiro, não se aflija com o caso, mais tarde ou mais cedo Tiro acabaria por ser livre, no caso dele sairá directamente como cidadão romano...

Quanto ao jantar, gostaria imenso, e agradeço a sua generosa oferta, mas o trabalho sufoca-me... Gerir assuntos do Estado mais antigo do mundo não é propriamente tarefa para amadores.
Roma
Roma
Pacto de Aço

Número de Mensagens : 1418
Data de inscrição : 30/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O embaixador de Athaulphia em Roma visita o Magister Officiorum Empty Re: O embaixador de Athaulphia em Roma visita o Magister Officiorum

Mensagem  Roma Seg Set 29, 2008 3:29 pm

OOC: Já esta liberto, e já é cidadão romano...

Cassandra Lewis, ora bem, metendo o bedelho neste assunto começa a arriscar-se a uns sustos Twisted Evil
Roma
Roma
Pacto de Aço

Número de Mensagens : 1418
Data de inscrição : 30/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O embaixador de Athaulphia em Roma visita o Magister Officiorum Empty Re: O embaixador de Athaulphia em Roma visita o Magister Officiorum

Mensagem  Athaulphia Seg Set 29, 2008 3:39 pm

- Muito bem, espero que quando o senhor se encontre menos atarefado nos honre com sua visita. Só tem que chamar, o dia que prefira.

E considerando que a reunião estava concluída, preparou-se para despedir-se:

- Lhe agradeço imenso seu tempo, pois sei que é especialmente valioso num posto com a responsabilidade que você tem, e lhe peço desculpas se talvez abusei um pouco dele. Athaulphia se sente muito honrada com a consideração do poderoso Império Romano, e esperamos que nossas boas relações durem por muitos anos.
Athaulphia
Athaulphia
OCDE

Número de Mensagens : 2086
Capital : Athaulphópolis
Regime Politico : República Democrática Parlamentarista
Chefe de Estado : Presidente Ignacio Noguerol
Data de inscrição : 28/08/2008

http://www.nationstates.net/athaulphia

Ir para o topo Ir para baixo

O embaixador de Athaulphia em Roma visita o Magister Officiorum Empty Re: O embaixador de Athaulphia em Roma visita o Magister Officiorum

Mensagem  Roma Seg Set 29, 2008 4:31 pm

Ulpius Pius: O mesmo de nossa parte... Que os Deuses o acompanhem!
Roma
Roma
Pacto de Aço

Número de Mensagens : 1418
Data de inscrição : 30/07/2008

Ir para o topo Ir para baixo

O embaixador de Athaulphia em Roma visita o Magister Officiorum Empty Re: O embaixador de Athaulphia em Roma visita o Magister Officiorum

Mensagem  Athaulphia Seg Set 29, 2008 5:20 pm

- Que os Deuses o acompanhem, Senador.

Moa se despediu, e regressou à embaixada depois de saudar aos guardas ao sair. Os guardas lhe tinham visto entrar com ar preocupado e agora viam a um homem muito sorridente Very Happy .


Mal umas horas depois, a Conselheira de Estado Helena Loureiro terminava de ler, em seu escritório de Athaulphópolis, o relatório enviado pelo embaixador em Roma, Federico Moa.


- Pah, este Moa é realmente bom. Pensava que só era um velho facho que estava ali por ser amigo de Nazario, mas demonstrou que sabe fazer muito bem seu trabalho - lhe disse a seu secretário

- Um grande profissional, sem dúvida - responde o secretário - Eu pensava que era impossível raciocinar com os romanos, mas estou gratamente surpreso.

- Já sabe que os tópicos estão para rompê-los - contesta a Conselheira - Em todo caso isto foi "outro grande sucesso da prestigiosa diplomacia athaúlphica" Cool - comentou com tom irônico

- Sim, mas já sabe que não podemos presumir disso publicamente - assinalou o secretário

- Sim, é verdade - recordou a Conselheira - A metade ou mais de nosso trabalho temos que a fazer assim, em silêncio Rolling Eyes . Mas "bem está o que bem acaba", como costumamos dizer.
Athaulphia
Athaulphia
OCDE

Número de Mensagens : 2086
Capital : Athaulphópolis
Regime Politico : República Democrática Parlamentarista
Chefe de Estado : Presidente Ignacio Noguerol
Data de inscrição : 28/08/2008

http://www.nationstates.net/athaulphia

Ir para o topo Ir para baixo

O embaixador de Athaulphia em Roma visita o Magister Officiorum Empty Re: O embaixador de Athaulphia em Roma visita o Magister Officiorum

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos